Real tem PIOR desempenho entre 33 moedas nesta segunda (26)

O real não teve muito o que comemorar nesta segunda-feira (26). Isso porque a moeda brasileira teve o pior desempenho entre as 33 principais divisas do mundo. E isso aconteceu devido a fatores internos e externos, que fizeram a cautela dominar as ações dos investidores.

A saber, o dólar fechou o pregão de ontem em forte alta de 2,5%, cotado a R$ 5,38, maior patamar em quase dois meses. Esse resultado empurrou o real para a lanterna mundial, algo que aconteceu repetidas vezes em 2020 devido à pandemia da covid-19.

Desta vez, não é a crise sanitária que está enfraquecendo a moeda brasileira. Em resumo, os investidores estão aguardando o resultado de acontecimentos importantes, que deverão mudar a situação econômica e política do Brasil.

Como as eleições estão mais próximas que nunca, os investidores tendem a agir com mais leveza no país. Além disso, o IBGE divulga a prévia da inflação nesta terça-feira (27), e, no dia seguinte, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgará a ata da última reunião do comitê.

Em outras palavras, a semana está bastante cheia com fatores internos. E o resultado da cautela dos investidores não beneficiou o real, que terminou o dia com o pior desempenho entre as principais moedas do mundo.

‘Todo mundo está com dinheiro para viver’, diz ministro da Economia

Dólar também se fortalece no exterior

Vale destacar que o resultado ruim não atingiu apenas com o real. Embora tenha ficado na última posição, outras divisas também caíram em relação ao dólar, que teve mais um dia de crescimento no exterior.

Em síntese, o índice DXY, que mede a força do dólar ante uma cesta de seis divisas principais, subiu quase 1% no dia, próximo das máximas históricas.

Entre os principais fatores que impulsionaram o dólar nesta segunda, está a tensão vinda da Europa. A saber, o Reino Unido anunciou o seu plano fiscal, que fará os investidores precificarem uma alta expressiva dos juros na região. Aliás, há rumores sobre uma reunião de emergência para aumentar mais rapidamente os juros.

Além disso, o temor de uma recessão econômica global segue em alta. Temendo que esse cenário se confirme, os investidores passam a buscar mais segurança, e o dólar é simplesmente o ativo mais seguro do mundo. Por isso que a moeda norte-americana vem se fortalecendo nos últimos tempos.

Leia também: Auxílio-taxista: governo NÃO pede número de conta dos usuários

O post Real tem PIOR desempenho entre 33 moedas nesta segunda (26) apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.