Real Digital pode ser lançado em breve; data prevista já foi divulgada
O Real Digital é uma espécie de dinheiro que só existe de forma virtual e em breve deve chegar ao Brasil. Em suma, ele será uma Central Bank Digital Currency (CBDC), o mesmo que “moeda digital do Banco Central”.
Segundo as informações, o objetivo com o Real Digital é facilitar o cotidiano dos brasileiros, diminuindo custos com operações monetárias. Além disso, não será necessário que os valores fiquem em uma conta bancária.
De acordo com o coordenador do projeto, Fábio Araújo, a previsão é que o lançamento dos testes ocorra no segundo trimestre de 2023. Todavia, é possível que haja atrasados devido a problemas comuns no desenvolvimento.
Neste sentido, a previsão é que essa fase de testes dure 18 meses, considerando o lançamento oficial da CBDC no fim de 2024 ou início de 2025. Sendo assim, os pilotos devem ser liberados para públicos, horários e valores limitados.
Negociação de títulos públicos
Além disso, de acordo com Araújo, quando o real digital for lançado, poucas funcionalidades serão implementadas. O objetivo é adicionar os recursos com o passar do tempo. Os detalhes foram pautados no Encontro LIFT: Real Digital.
Seguindo as informações, provavelmente, um dos primeiros pilotos será de negociação de títulos públicos, incluindo discussão de outros bancos centrais, que teriam liquidação dentro do ecossistema do real digital.
Vantagens do Real Digital
Redução no custo de impressão de cédulas e moedas
Além das vantagens para os usuários, o Real Digital beneficiará o Sistema Financeiro Nacional, através da redução de impressões do dinheiro em cédula ou moeda. Assim, os custos para a emissão dos valores físicos serão reduzidos nos cofres públicos, trazendo mais economia.
Inclusão financeira
Através da moeda digital será possível proporcionar a inclusão financeira da população brasileira mais vulnerável, que talvez não tenha acesso a bancos.
Facilidade e praticidade
Assim como o Pix, as transações com o Real Digital ocorrerão de forma imediata, sem necessidade de uma operação intermediária.
Transações internacionais
Por meio do Real Digital também haverá facilidades nas transações internacionais, uma vez que a moeda circula de forma digital e rapidamente pelas redes sem necessidade de intermediadores.
Liberdade
Contudo, considerando que o Real Digital é vinculado ao Banco Central, a moeda terá uma grande abrangência e segurança, além proporcionar maior liberdade para o brasileiro, que poderá escolher como pagar suas contas de forma mais independente.