Quitar dívidas: 3 dicas financeiras para 2023

Começar o próximo ano sem dívidas e com dinheiro no bolso é o sonho de muita gente. Apesar disso, a realidade é outra. Isso porque o número de beneficiários do Bolsa Família deve ser recorde, além do fato de a inadimplência estar nas alturas. Por isso, é cada vez mais necessário ter organização financeira para quitar dívidas e ter uma vida mais tranquila.

Para isso, vamos mostrar três passos altamente eficientes para você colocar as suas contas em ordem, quitar dívidas e conseguir, quem sabe, guardar dinheiro no final do ano. Vale lembrar que quando o assunto é dinheiro, é preciso pensar bem antes de tomar qualquer decisão, principalmente para quem está ganhando pouco.

Cuide bem do que você ganha

A primeira dica é a principal de todas. Isso porque, sem cumprir essa parte, todas as outras serão ineficientes. Dessa forma, se você quer quitar dívidas e ter mais tranquilidade quando o assunto é dinheiro, o passo principal é cuidar do dinheiro que você recebe todos os meses. Afinal, é com ele que tudo acontecerá.

Por mais impressionante que pareça, muita gente não sabe seu próprio salário. Isso vale, inclusive, para quem tem carteira assinada, mas é mais grave para quem é autônomo ou vive de bicos. Por isso, anote todo e qualquer valor que você receber através dos seus serviços. Para isso, você pode usar um caderno ou uma tabela no seu celular ou computador. Ao saber o quanto você ganha, você entenderá, automaticamente, o quanto pode gastar. Isso porque se você tem um salário de R$2.100, o máximo que pode gastar é de R$2.100. Se você quer quitar dívidas, o valor que você pode gastar é ainda menor.

Foto: Reprodução

Use o dinheiro com inteligência para quitar dívidas

Ao saber o quanto você ganha, chegou a hora de quitar as dívidas e sair de vez do vermelho. Agora, o processo será um pouco mais trabalhoso, mas se feito da forma correta se torna altamente eficiente para colocar as suas contas em ordem em questão de poucos meses.

Agora que você já sabe o quanto ganha, é hora de entender o quanto você gasta. Para isso, pegue as contas dos últimos 3 meses e junte tudo. Nessa hora, é o momento de ver o valor do seu aluguel, das contas básicas do mês, alimentação e também as despesas com lazer e gastos considerados inúteis. Aqui, a atenção deve ficar, principalmente, para as contas de maior valor e também para o cartão de crédito.

Anote tudo na mesma tabela e veja se o que você vem gastando se encaixa na sua renda. Se você busca quitar dívidas, provavelmente verá onde está o principal problema. Talvez seu aluguel esteja caro demais, a sua conta de luz muito alta ou, ainda, você está gastando acima do que pode em lazer ou outras despesas. Ao entender isso, é hora do terceiro e último passo.

Para fechar o ciclo de vida financeira para quitar as suas dívidas, é hora de cortar despesas. Para isso, veja o que mais pesa no seu bolso e entenda onde estão os gastos mais fáceis. Posteriormente, determine quais você retirará. Por fim, busque mudar os gastos mais complexos também, como moradia e contas de luz. Ao organizar a sua vida, em pouco menos de 6 meses conseguirá sair do vermelho e organizar as suas contas.

O post Quitar dívidas: 3 dicas financeiras para 2023 apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.