Quanto custa uma franquia de armarinho? Veja opções para investir
As franquias de armarinho estão em alta nesse ano, ainda mais com a volta completa do comércio e a circulação de pessoas nas ruas. Nos últimos anos, muitas lojas se adaptaram ao e-commerce, divulgando seus produtos online, se adaptando aí contexto de pandemia.
Além disso, o ramo de decorações, de maneira geral, também cresceu consideravelmente, principalmente por conta do aumento da demanda do público alvo. Como esse tipo de mercadoria também fazem parte do estoque de vendas desse modelo de negócio, acabou aumentando os lucros das unidades.
Confira as opções para investir em franquias de armarinho
Antes de apresentar, é interessante conhecer os faturamentos do setor, já que, no país, é estimado que existe uma média de 87% de artesãos amadores, o que movimenta mais de 50 bilhões de reais no ramo.
Além disso, estima-se que a cada ano a rentabilidade cresce em 9%. De maneira geral, o público alvo é composto por mulheres, mas há uma tendência de agregar clientes masculinos, visto o aumento de interesse nesse tipo de mercadoria.
Armarinhos Caic
Fundada em 1997, a marca é inovadora em seus produtos e usa a criatividade como vantagem para a conquista de clientes e para a sua consolidação no mercado. Nascida em São José do Rio Preto, em São Paulo, a empresa adentrou ao setor de franchising em agosto de 2013.
Nesse cenário, um mix de produtos é oferecido, abrangendo crochês, tapetes, tecidos, decorações, patch work, entre outros. Ainda, para o investidor interessado, essa franquia de armarinhos dispõe de suporte técnico e jurídico, além de projetos de operação, arquitetônico e financeiro para a abertura da unidade.
O investimento inicial mínimo é de 110 mil reais, com uma taxa de franquia de 40 mil. O faturamento médio, em geral, gira em torno de 70 mil reais, contando com um prazo de retorno que varia de 18 a 28 meses. As lojas, por fim, costumam ter de 60 a 180 metros quadrados.
Quanto custa uma franquia de armarinho – Reprodução Canva
Armarinhos Fernando
Atuante no mercado há mais de 42 anos, a marca se tornou a maior rede de lojas no segmento, com estabilidade de rentabilidade e com uma reputação sólida e de excelência entre as concorrentes.
Atualmente, já são mais de 16 lojas distribuídas na Grande São Paulo, cada uma delas contando com a qualidade dos produtos e suas inovações. O mix é bem sortido, como uma franquia de armarinhos deve ser, com artigos infantis, cutelaria, papelaria, utilidades e decorações para o lar, entre outros.
Os valores do investimento, do faturamento e do prazo de retorno não estão disponíveis ao público.
Center panos
Apesar de ter seus produtos mais restritos para o setor de casa e construção, essa franqueadora tem como método padrão de produção, o artesanato. Além dos artigos de decoração já prontos, também são oferecidas peças criativas para que os próprios clientes realizem sua mercadoria.
Fundada em 2005, a Center Panos entrou na área de franquias em 2012 e se associou à Associação Brasileira de Franchising (ABF) dois anos depois. Já são mais de 45 unidades em todo pelo Brasil, com 15 mil itens em estoque, se dividindo em: tecidos e armarinho, cama; mesa e banho, MDF, pinturas e apliques e decoração.
O investimento inicial mínimo para abrir uma unidade é de 350 mil reais, com algumas tarifas adicionais, como a taxa de franquia e de propaganda. O faturamento médio mensal gira em torno de 95 mil reais, com um prazo de retorno que varia de 24 a 36 meses.
Sobre as vendas online em franquia de armarinho
Dentre as opções mostradas, é interessante avaliar qual marca já trabalha com o e-commerce, que se refere à dinâmica de vendas online. Esse fator é importante porque boa parte das pessoas estão migrando para as lojas virtuais.
Além disso, mesmo quando a compra só foi efetiva no caixa físico, está se construindo o hábito de pesquisar as plataformas dos produtos antes de saírem de casa. Com isso, as empresas que já se adaptaram estão a um passo a frente na concorrência do mercado financeiro.
Por fim, já teve confirmação por alguns estudos que as lojas afirmam que aproximadamente 17% do seu montante lucrativo deriva-se das vendas online. Por isso, essa estratégia de negócio deve ter estudo e aplicação com padrão nos métodos da franqueadora.