Quando é a hora certa de pegar um empréstimo?

Quando o orçamento não dá conta de pagar todas as despesas, o caminho mais comum é recorrer a um empréstimo. Contudo, isso nem sempre é uma saída saudável para as suas finanças. Por outro lado, isso não quer dizer que pegar dinheiro emprestado seja sempre uma péssima ideia. Na verdade, especialistas dizem que, em alguns momentos, pode ser ter essa dívida.

Por isso, hoje vamos falar sobre quando é bom pegar um empréstimo e quando você deve evitar essa dívida. Vale lembrar que você deve sempre respeitar a sua vida financeira e nunca ultrapassar os limites do seu orçamento.

Quando vale a pena pegar um empréstimo?

Um empréstimo é uma operação em que uma pessoa pega dinheiro emprestado de um banco e promete pagar o valor, com acréscimo de juros. No Brasil, os juros são bastante altos, o que faz com que essa dívida seja impagável para algumas pessoas. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de contrair um empréstimo.

Isso porque especialistas são unânimes em afirmar que um empréstimo não deve ser usado para pagar as despesas comuns. Por isso, é preciso evitar ao máximo pegar dinheiro emprestado para pagar aluguel, conta de luz e até mesmo o supermercado. Para essas contas, é preciso que o seu salário e outros rendimentos deem conta, dado que são gastos que acontecem todos os meses. Dessa forma, se você não tem dinheiro para pagar essas contas, é bastante provável que as suas despesas ainda não caibam no seu orçamento. Quando isso acontece, é hora de analisar toda a sua vida financeira.

Por outro lado, um empréstimo pode ser excelente para quem quer começar um negócio novo. Dessa forma, se você está pensando em tirar o seu sonho do papel e abrir seu próprio empreendimento, pode ser uma boa ideia pegar dinheiro emprestado.

O que é preciso cuidar ao pegar dinheiro emprestado?

Mesmo que seja vantajoso pegar um empréstimo para começar um negócio próprio, existem algumas armadilhas. Com isso, é preciso analisar algumas informações da operação para ter certeza de que você está fazendo a coisa certa. Além disso, existem outros meios de arrecadas dinheiro, principalmente para quem está com uma ideia no papel.

Na hora do empréstimo, é importante que você saiba os juros que estará pagando. Além disso, precisa ver se o valor da parcela vai se encaixar no seu faturamento, inclusive no início do seu empreendimento. Por isso, opte sempre pelas menores taxas e pelo maior parcelamento. De forma geral, as condições tendem a ser parecidas, mas alguns bancos se diferenciam de seus concorrentes nas formas de parcelamento.

Com isso, veja se as parcelas cabem no seu bolso e se os juros não são abusivos. Caso as condições não sejam boas, o empréstimo pode acabar com o seu orçamento. Além disso, uma forma de abrir um negócio sem pegar dinheiro emprestado é buscar investidores-anjo, que compram pequenas partes da sua empresa no intuito de ver o crescimento do seu negócio e também lucrar com isso.

O post Quando é a hora certa de pegar um empréstimo? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.