Qual é o PRAZO para o INSS analisar solicitações?

Geralmente, há grande demora na resposta para a solicitação de benefícios do INSS. Entretanto, é interessante que os trabalhadores saibam que há um prazo para o INSS analisar solicitações. Dessa forma, é possível saber qual será o tempo de espera de resposta, diante do pedido. Portanto, continue acompanhando este artigo para saber até quando o INSS é obrigador a dar a resposta à solicitação, de acordo com o benefício solicitado.

Qual o prazo de resposta para solicitações no INSS

A espera pela resposta do INSS aos mais diversos pedidos, é grande. Há pessoas que chegam a esperar quase 500 dias, fugindo ao prazo para o INSS analisar solicitações. Entretanto, não deveria ser assim e, sabendo quais os prazos legais, é mais fácil tomar providências, caso seja necessário. Portanto, saiba, abaixo, quais são os prazos para resposta, de acordo com o pedido feito ao instituto:

Quando o pedido feito é para a liberação de aposentadoria por invalidez, o prazo de resposta do INSS é de 45 dias.
Já o pedido para a liberação das demais aposentadorias é de 90 dias.
Quanto ao auxílio-acidente, o prazo máximo para resposta do instituto é de 60 dias.
Solicitações referentes ao auxílio-doença pedem resposta em até 45 dias.
Quanto ao auxílio-reclusão, o solicitante deve obter resposta em até 60 dias.
Os benefícios assistenciais que são concedidos, tanto a pessoas com deficiência, quanto aos idosos, não podem ultrapassar os 90 dias, para que o INSS avalie e aprove, ou recuse a solicitação.
Nos casos referentes à pensão por morte, então o prazo é de 60 dias para a resposta.
Por fim, aqueles que solicitarem o salário-maternidade devem esperar, no máximo, 30 dias, pela avaliação do INSS.

Muitas vezes, o prazo de resposta do INSS se estende por causa da falta de documentos que o próprio solicitante deixou de anexar. Nesses casos, os próximos passo desse artigo auxiliarão a resolver o problema.

Como acompanhar os prazos

Sabendo o prazo para o INSS analisar solicitações, é preciso saber como acompanhá-lo, para saber se o instituto ainda está dentro dele, ou já ultrapassou. Dessa forma, o trabalhador deve conhecer os diversos canais do INSS, nos quais ele pode solicitar e acompanhar solicitações.

Além disso, através desses canais, é possível verificar se todas as informações da solicitação estão corretas e, caso não estejam, corrigi-las. Também é possível anexar algum documento que esteja faltando, ou que esteja ilegível. Ou remover algum que tenha sido anexado equivocadamente, ou no lugar de outro.

Por isso, saiba como é possível acompanhar o prazo para o INSS analisar solicitações, bem como para realizar todas as tarefas acima: o acesso às informações pode ser feito no site Meu INSS, mediante o login na plataforma. É preciso clicar em “consultar pedidos’ e, em seguida, encontrar o processo na lista. Todos os detalhes a mais se encontrarão em “detalhar”.

Além disso, é possível realizar o mesmo processo mediante o aplicativo do INSS, de mesmo nome da plataforma. E, caso seja necessário tirar dúvidas, através de conversa com um atendente, então basta ligar no número do INSS, 135. A ligação pode ser feita de qualquer lugar do país, bem como de telefones fixos ou celulares.

 

O post Qual é o PRAZO para o INSS analisar solicitações? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.