Programa Brasil Sorridente: quem tem direito?

Atendimentos odontológicos no Brasil podem ser muito caros. Dessa forma, a maior parte da população brasileira não consegue pagar por eles. Por isso, acabam não indo ao dentista. Para contornar esse problema, o Governo Federal criou o Programa Brasil Sorridente.

O Programa Brasil Sorridente existe a mais de 15 anos e fornece atendimento odontológico para milhares de brasileiros. Quem realiza esses atendimentos são as Equipes de Saúde Bucal e eles são custeados pelo SUS. Portanto, são acessíveis a toda população.

Confira mais sobre o Programa Brasil Sorridente no artigo abaixo!

Importância do Programa Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente é muito importante para manter a saúde da população, pois problemas odontológicos são a porta de entrada para infecções maiores. Além disso, perder dentes atrapalha a musculatura da face, o que pode gerar dificuldade de fala, e dificulta a alimentação, o que pode gerar quadros graves de desnutrição. Ademais, ainda existe o fator estético presente na perda de dentes, que afeta a autoestima.

Por isso, o recomendado é que as pessoas façam uma consulta preventiva com o dentista de seis em seis meses. Contudo, como já dito, o atendimento odontológico, no Brasil, está fora do orçamento da maioria das famílias brasileiras. Dessa forma, programas sociais que forneçam esses tratamentos são essenciais para garantir que todos tenham acesso a esse serviço.

Quem possui direito a ele?

O Programa Brasil Sorridente faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde). Logo, assim como qualquer um dos serviços disponíveis no SUS, todos os cidadãos brasileiros possuem direito a ele.

Para ter acesso a esse serviço, basta estar portando o seu Cartão SUS e um documento com foto. Lembrando que o Cartão SUS é um cartão próprio do Sistema Único de Saúde e todos os brasileiros são obrigados a tê-lo.

Quais serviços são oferecidos?

O Programa Brasil Sorridente, no começo, possuía um foco maior em crianças em idade escolar e em gestantes. Contudo, o programa expandiu para adultos e idosos. Isso teve um impacto significativo na saúde bucal da população.

Existe uma longa lista de procedimentos realizados dentro do programa. E, apesar das equipes realizarem mais atendimentos emergenciais, existem muitas consultas preventivas. Além disso, o objetivo é que essas consultas preventivas aumentem. Dessa forma, existiram menos problemas emergenciais.

Alguns dos serviços oferecidos são: tratamento para cáries, retiradas de sisos, próteses, extrações dentarias, aplicação de flúor, aparelho dentário gratuito, entre outros.

Como conseguir atendimento odontológico pelo programa?

Infelizmente, nem todos os municípios brasileiros oferecem o Programa Brasil Sorridente. Isso porque alguns lugares não possuem a infraestrutura necessária, ou não possuem profissionais qualificados para realizar os atendimentos.

Assim, o primeiro passo para conseguir atendimento é verificar a disponibilidade do programa na sua cidade. Para isso, basta ir na UBS (Unidade Básica de Saúde), ou, como é mais conhecido, posto de saúde, e perguntar sobre o programa.

Se ele estiver disponível, basta solicitar o agendamento de uma consulta. Essa primeira consulta será uma avaliação inicial. E, caso seja necessário, o dentista irá encaminhar o paciente para outros tratamentos odontológicos.

 

O post Programa Brasil Sorridente: quem tem direito? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.