Poupança: rendimento SUPERA inflação após 2 anos de perdas
A poupança voltou a ter ganhou real em setembro. A aplicação financeira mais tradicional do país perdeu para a inflação desde setembro de 2020, durante 24 meses consecutivos. No entanto, isso mudou em setembro de 2022, e a caderneta voltou a superar a taxa inflacionária no país.
Em resumo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu 0,27% em setembro deste ano. Com isso, o indicador, que é considerado a inflação oficial do país, passou a acumular uma alta de 7,17% nos últimos 12 meses.
Por sua vez, a caderneta da poupança teve um rendimento de 7,19% no mesmo período. Isso quer dizer que a aplicação financeira teve um ganho de 0,02% acima da inflação no mês passado.
Entre os meses de setembro de 2020 e de 2022, o pior momento para os investidores foi em outubro de 2021. Naquele mês, as pessoas que investiram dinheiro da poupança tiveram perda de 7,59% de poder de compra, segundo o TradeMap.
Vale destacar que a poupança fechou 2021 com uma taxa negativa de 6,37%. Em resumo, esse foi o terceiro ano seguido que o investidor que deixou dinheiro na aplicação financeira viu o seu poder de compra diminuir.
Consignado do Auxílio Brasil: Caixa já emprestou R$ 111,8 MILHÕES
Outros ativos rendem mais que a poupança
A inflação no Brasil vem caindo nos últimos meses, mas continua elevada, e isso é ruim para a economia. Em síntese, uma taxa inflacionária elevada pressiona o Banco Central (BC) a aumentar a taxa básica de juros. A propósito, a taxa Selic está atualmente em 13,75% ao ano, maior patamar desde novembro de 2016.
Em suma, os juros altos no país tendem a aumentar o rendimento dos ativos da renda fixa. Contudo, a poupança só fez acumular perdas de rentabilidade nos últimos tempos, pois os juros elevados não estavam derrubando a inflação, mas isso começou a mudar em julho.
Seja como for, diversos ativos estão rendendo bem mais que a poupança. Segundo o TradeMap, o retorno financeiro líquido de várias investimentos supera o da caderneta de poupança. Veja abaixo alguns deles:
IHFA: 5,86%;
CDI: 3,51%;
IFIX: 2,76%;
Ima Geral: 1,93%;
IDIV: 0,04%.
Estes ativos financeiros, avaliados pelo TradeMap, tiveram uma rentabilidade superior a da poupança nos últimos 12 meses até setembro. Por isso, os investidores que pensam em fazer o dinheiro “trabalhar” para si, devem deixar a poupança de lado e buscar outras opções mais rentáveis.
Leia também: Preço do leite DESPENCA 13,7% em setembro no país
O post Poupança: rendimento SUPERA inflação após 2 anos de perdas apareceu primeiro em Brasil123.