Poupança: dicas para um planejamento flexível na sua rotina
A poupança pode fazer parte de um processo financeiro resolutivo na sua rotina, no entanto, é necessário considerá-la dentro de um planejamento específico para essa finalidade.
Poupança: dicas para um planejamento flexível na sua rotina
Não é necessário abdicar da poupança por não conseguir direcionar valores para tal finalidade. Visto que é possível criar um processo flexível que seja resolutivo em longo prazo.
Controle o seu processo
Primeiramente, é importante que faça algum tipo de controle de suas finanças, utilizando um aplicativo específico para essa finalidade, ou ainda, realizando anotações de outra maneira. O mais importante é que tenha clareza sobre quais são os seus processos atuais e suas metas em curto, médio e longo prazo.
Seja flexível com o seu processo
Para criar um processo flexível dentro da sua realidade, é importante direcionar valores para a poupança de forma constante, ainda que os valores sejam irrisórios. Pois, dentro de um processo flexível, a economia gerada será oriunda de pequenas trocas na sua rotina.
Faça trocas econômicas
Por exemplo, é possível trocar a sua conta bancária atual por uma opção digital, ou ainda, o seu cartão de crédito comum por um cartão sem anuidade. Certamente, os valores economizados serão baixos.
Entretanto, eles são fundamentais para o seu processo. Sendo assim, considere o seu estilo de vida e analise outras possibilidades para a viabilidade de uma poupança de maneira orgânica.
Refaça o seu processo periodicamente
O seu processo precisa ser refeito de forma periódica, já que, conforme a sua evolução, deverá modificar suas metas e definir valores fixos para alcançá-las. No entanto, não abdique do conceito de ser flexível com o seu processo, já que a autocobrança pode fazer com que abandone todo o seu planejamento.
Analise o mercado de renda fixa
Além disso, é viável conhecer outras possibilidades de elevar a sua rentabilidade através da renda fixa, como o CDB e o tesouro direto, por exemplo, já que o mercado é bastante amplo neste cenário.
Contudo, independentemente de suas opções, não deixe de realizar um planejamento financeiro, já que ao deixar de planejar o seu momento atual, está deixando de controlar situações que ocorrem, independentemente do seu controle.
Não deixe de planejar o seu processo financeiro
Portanto, para se apropriar desse controle, é importante criar um processo financeiro flexível dentro da sua rotina atual. Dessa forma, poderá criar um processo objetivo de forma gradativa, alcançando suas objetividades em longo prazo.