Poupança: dicas para elaborar uma poupança orgânica 

É possível viabilizar uma poupança de forma orgânica através de um planejamento que considere suas particularidades.

Poupança: dicas para elaborar uma poupança orgânica 

A poupança pode ser inserida na sua rotina de forma conceitual. Isso significa que ela não precisa ser a sua única opção. No entanto, pode ser um impulso para questionar seus hábitos de compra e consumo. Para realizar um planejamento que contemple suas necessidades, é importante que utilize um aplicativo de finanças ou outras ferramentas para o seu controle.

Controle o seu processo e realize trocas econômicas

A definição das suas metas também é algo relevante. Sendo assim, considere definir suas metas em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, poderá considerar a poupança como parte importante de um processo de alinhamento de objetivos.

Na sua rotina, é necessário que observe quais são as suas possíveis mudanças. Por exemplo, é possível trocar a sua conta bancária comum por uma conta bancária digital, ou ainda, o seu cartão de crédito atual pode ser trocado por uma opção sem tarifas.

Poupe todos os valores economizados

Ao realizar pequenas trocas na sua rotina, estará gerando economia orgânica, o que é primordial para que o seu planejamento seja resolutivo. Por isso, não deixa de realizar esse processo, ainda que os valores poupados sejam simbólicos.

Visto que, ao analisar a frequência de depósitos realizados, poderá obter um parâmetro sobre suas mudanças atuais, o que é muito importante para reforçar hábitos financeiramente saudáveis em longo prazo. 

Além disso, é válido ressaltar que a poupança não precisa ser a sua única opção, ela pode ser parte de um processo resolutivo para que considere outras possibilidades no seu planejamento.

Considere outras opções de renda fixa 

O tesouro direto e o CDB são opções muito utilizadas por quem objetiva viabilizar uma reserva de emergência, por exemplo. Sendo assim, pode ser viável considerá-las dentro de um processo planejado. 

Sendo assim, é importante que realize pequenas mudanças e não foque nos valores monetários, e sim na frequência de depósitos realizados mensalmente. Dessa forma, poderá ajustar o seu planejamento e torná-lo mais efetivo, no que tange aos valores em metas concretas.

Não abdique de controlar o seu fluxo financeiro

Portanto, faça um fluxo adaptado e não abdique do seu processo, já que ao deixar de planejar a sua poupança, está deixando de se apropriar de um controle de fatos que já ocorrem na sua rotina, independentemente de suas observações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.