Poupança: conceito planejado através da mudanças de hábitos de consumo
É possível que você conceitue a poupança como um hábito na sua rotina de forma planejada e flexível. No entanto, você deve realizar um mapeamento de sua situação atual e analisar seus hábitos de compra e consumo.
Poupança: conceito planejado através da mudanças de hábitos de consumo
A poupança pode ser o resultado de um processo flexível na sua rotina e não um único objetivo dentro de um processo de planejamento financeiro. No entanto, é importante que você tenha clareza sobre seus custos fixos e variáveis, de modo que você possa analisar seus hábitos e verificar quais são passíveis de mudanças.
Faça trocas relevantes
É possível que você faça trocas que sejam financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito isenta de tarifas. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar do serviço bancário. Entretanto, dentro do conceito da poupança flexível você deve direcionar o valor que seria referente a tarifa do cartão para a sua poupança.
Elimine gastos desnecessários
Além de você realizar trocas pertinentes, é importante que você analise sua rotina e verifique quais compras podem ser postergadas, ou até mesmo, eliminadas. Dessa forma, você estará criando um novo modelo mental muito importante para o seu futuro no que tange à sua relação com suas finanças pessoais.
Questione seus impulsos de compra
Para que viabilize uma poupança de forma planejada, você deve questionar seus impulsos de compra; essa pode ser uma dica bem parecida com a anterior, sobre eliminar seus gastos.
Entretanto, os impulsos de compra podem se referir a aquisições que você jamais faria em outra situação, ou de forma planejada; o que é diferente de gastos que você possa ter, sem que você precise de um determinado produto ou serviço na sua rotina.
Direcione valores para a poupança como se fosse mais um pagamento
Essa dica pode ser bastante viável para muitas pessoas; já que é possível que direcione um valor fixo para a poupança e realize o devido pagamento como se fosse uma conta de consumo.
Entretanto, para outras pessoas esse pode ser um ponto de ansiedade, pois muitos não conseguem pagar as contas da forma correta, adiando algumas ou realizando parcelamentos.
Por isso, direcione um valor fixo para a poupança, apenas se for possível de imediato. Porém, é importante que você adote a poupança como um conceito para que você direcione todos os valores economizados para essa finalidade.