Porque a bolsa de valores não para de cair com Lula eleito?

Investidores e economistas estão cada dia mais preocupados com a economia do Brasil depois das eleições. Isso porque a bolsa de valores do país não para de cair. O dólar, pelo contrário, está ficando cada vez mais alto. E mesmo que você não invista e passe longe desse tipo de produto, ele afeta diretamente a vida de todos os brasileiros.

Contudo, essa queda da bolsa de valores, somada com a alta do dólar, tem uma justificativa bastante clara. Por isso, hoje vamos entender o que está acontecendo no Brasil para que isso dure por mais alguns dias, até que tudo volte a normalizar.

O que aconteceu com a bolsa de valores?

Logo no dia posterior à eleição de Lula, a bolsa de valores já mostrava sinais de insatisfação com o novo presidente do Brasil. Isso porque o mercado financeiro e investidores em geral, não concordam com a política do novo governo. Contudo, isso, por si só, não seria motivo para que uma queda continuasse acontecendo.

Apesar disso, após os discursos de Lula, nos dias que seguiram a vitória, o presidente falou que colocaria “o pobre no orçamento”. De forma mais clara, isso significa que o governo vai gastar mais em programas sociais e financiando obras públicas. O problema é que Lula ainda não sinalizou para os investidores de onde tirará o valor para fazer isso. Dessa forma, existe a expectativa de que será um governo que gastará muito dinheiro, mas não tem de onde tirá-lo.

Para acalmar a queda da bolsa de valores de forma abrupta nos últimos dias, Lula foi em suas redes sociais e entrevistas dizer que manterá a responsabilidade fiscal. Em outras palavras, isso quer dizer que não será um governo que vai sair gastando dinheiro sem saber de onde ele virá. Isso até acalmou o mercado, mas mesmo assim o novo governo ainda não apresentou projetos concretos de como vai fazer isso.

Foto: Reprodução

Falta um nome para um cargo fundamental do governo

A bolsa de valores também está em queda por conta de outra abertura que o novo governo deu: não há um nome certo para o Ministério da Economia. Isso quer dizer que ninguém sabe, ainda, como que o governo se comportará nos próximos quatro anos. Dessa forma, com a incerteza, os investidores ficam com medo e tiram seu dinheiro do Brasil.

O resultado é uma bolsa de valores em queda, ao passo que o dólar segue subindo. No fechamento do mercado nessa terça-feira, 22, a moeda americana fechou cotada a R$5,36. Somente no último mês, a moeda já subiu mais de 3%.

E mesmo que você esteja de fora do mercado financeiro, como bolsa de valores e fundos de investimentos, isso afeta todo o país. Isso porque a bolsa de valores em queda representa menos confiança na economia, o que pode, na prática, aumentar o desemprego. No caso do dólar, a alta da moeda faz com que a importação de produtos fique mais cara, o que deixa os produtos mais caros no Brasil, inclusive no supermercado.

Apesar disso, quando o governo decidir os cargos e mostrar mais sinais de confiança, o mercado deve voltar a investir no Brasil e tudo isso se normalizará, dizem especialistas.

O post Porque a bolsa de valores não para de cair com Lula eleito? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.