Pontos relevantes para que não seja vítima de golpes e fraudes no mercado de investimentos
Para entrar no mercado de investimentos é importante ter clareza sobre quais são seus objetivos e ter cuidado para minimizar a chance de ser vítima de golpes ou fraudes, considerando as diversas modalidades de ações de má-fé que ocorrem na internet.
Pontos relevantes para que não seja vítima de golpes e fraudes no mercado de investimentos
O mercado de investimentos pode ser muito interessante para novos entrantes, principalmente, para quem deseja expandir suas opções de renda fixa para além da poupança.
Contudo, é importante que tenha cuidado com golpes e fraudes que ocorrem de forma cada vez mais criativa por meio da internet. Por exemplo, é possível que receba alguma proposta de ganhos elevados com um percentual garantido de retorno em pouco tempo, esse tipo de proposta precisa de atenção.
Cuidado com promessas de retorno elevado e rápido
É muito comum que esquemas de pirâmides desenvolvam propostas relacionadas à riqueza rápida com uma porcentagem de retorno fora da realidade do mercado. Por isso, acompanhar o mercado, a economia e sua volatilidade são fatores que podem servir para desconfiar naturalmente de propostas que não estão dentro da realidade econômica atual.
Estude a economia
Entender o impacto dos fatores externos na economia e, por conseguinte, nas empresas é muito relevante para entender a volatilidade do mercado de investimentos e analisar quais são as melhores opções no momento. Por isso, esse conhecimento não é estático, ele precisa ser atualizado constantemente.
Considere suas necessidades no seu planejamento
Realizar um planejamento que considere suas particularidades é bastante relevante para direcionar o seu processo. Sendo assim, analise qual é o valor que possui para investir; qual é a possibilidade de precisar resgatar o valor com antecedência; quais são as opções viáveis para a sua reserva de emergência ou o plano de aposentadoria etc.
Busque informações oficiais
Busque informações em sites confiáveis, como a plataforma da Bolsa de Valores do Brasil (B3), do Banco Central do Brasil (BCB), de fintechs conhecidas e bancos tradicionais. Além disso, é possível conversar com o gerente do seu banco para receber uma orientação sobre os investimentos, bem como contratar uma corretora de valores idônea.
Através das informações oficiais, é possível entender como se deve realizar os investimentos no Tesouro Direto, já que a plataforma permite que o investimento ocorra sem intermediários.
Contudo, independentemente de suas opções, tenha atenção com promessas de riqueza e com a proposta de uma pessoa física para intermediar seus investimentos, sem mais explicações.