Pix Caminhoneiro e Auxílio Taxista: Benefício será pago nesta terça-feira (18)
Nesta terça-feira (18), o Ministério do Trabalho e Previdência libera mais uma parcela referente ao Pix Caminhoneiro e ao Auxílio Taxista. Este será o quarto lote de pagamento, correspondente ao mês de outubro.
Vale ressaltar que a nova data faz parte de uma reprogramação no calendário de pagamento dos benefícios, que permitirá o recebimento de uma parcela extra aos beneficiários ainda no mês de dezembro deste ano.
A coleta e processamento das informações para identificar os elegíveis foi realizado entre os dias 9 e 14 de outubro.
5º lote
Considerando a reprogramação do cronograma, o quinto lote (referente ao mês de novembro) também terá nova data de pagamento, sendo agora no dia 19 de novembro. Desse modo, as prefeituras poderão enviar informações referentes ao cadastro dos taxistas até o dia 7 de novembro.
Já os caminhoneiros, poderão, caso necessário, preencher a autodeclaração até a referida data (07/11). Neste caso, o processamento das informações pela Dataprev, para identificação dos profissionais elegíveis, acontecerá no período de 9 a 15 de novembro.
6º lote
Com relação ao pagamento referente ao mês de dezembro, será efetuado no dia 10 do mesmo mês. Como de costume, será possível fazer as autodeclarações, bem como enviar os dados dos taxistas até às 18h do dia 28 de novembro. O processamento ocorrerá entre o dia 30 de novembro e 6 de dezembro.
Parcela extra
A previsão é que em dezembro, a pasta faça um novo balanço no pagamento dos benefícios para avaliar a possibilidade de pagar uma parcela extra aos taxistas.
A intenção do Ministério do Trabalho e Previdência é utilizar todo o recurso destinado a viabilização do benefício conforme a Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022.
Assim, será possível atender um número maior de motoristas de táxi impactados pela alta dos combustíveis.
Como acessar?
O interessado pode acessar o documento através do Portal Emprega Brasil, utilizando o login do gov.br, ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Ele dará mais segurança e transparência à utilização dos recursos públicos.