PIS/PASEP: datas e valores para 2023
O Conselho do Fundo de Amparo do Trabalhador (CODEFAT) aprovou o calendário para o pagamento do abono em 2023. De acordo com o calendário o PIS/PASEP. Os valores deverão começar a ser pagos no dia 15 de fevereiro e terminam no dia 28 de dezembro.
Além disso, a partir do ano que vem as regras de pagamento serão modificadas. Dessa forma, passarão a ser obrigatórias de janeiro a dezembro subsequente ao ano base.
Contudo, o recebimento do PIS/PASEP com ano base 2021 será atrasado por conta do adiantamento no pagamento do abono anterior devido a pandemia em 2020. Continue lendo para saber mais.
Valor do PIS/PASEP para 2023
O Programa de Integração Social (PIS) é pago aos trabalhadores das empresas privadas. Ou seja, pessoas que trabalham sob o regime CLT. Logo, o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal.
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é realizado pelo Banco do Brasil aos servidores concursados da rede pública.
O abono em 2023 ou PIS/PASEP como queira chamar será pago para quem trabalhou no ano base de 2021. É provável que já seja calculado com base no reajuste do salário mínimo. Ou seja, no valor de R$1.302,00 que será reajustado a partir de janeiro de 2023. Portanto, para saber quanto o beneficiário vai receber, é necessário verificar quantos meses ele trabalhou no ano base e assim, calcular o proporcional do PIS/PASEP.
Esse cálculo deve ser feito da seguinte forma: valor do salário mínimo dividido por 12 meses e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano base.
Calendário de pagamento
Os pagamentos são feitos conforme a data de aniversário do beneficiário. Segue abaixo o calendário de pagamento do abono salarial do PIS:
Nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 15 de fevereiro;
Nascidos em março e abril recebem em 15 de março;
Nascidos em maio e junho recebem em 17 de abril;
Nascidos em julho e agosto recebem em 15 de maio;
Nascidos em setembro e outubro, recebem em 15 de junho ;
Nascidos em novembro e dezembro, recebem em 17 de julho.
A regra para recebimento do abono salarial PASEP é a mesma do PIS. Sendo assim, o beneficiário receberá o pagamento seguindo a data de aniversário. Segue abaixo o calendário de pagamento PASEP:
Nascidos em janeiro, recebem em 15 de fevereiro;
Nascidos em fevereiro e março, recebem em 17 de abril;
Nascidos em abril e maio, recebem em 15 de maio;
Nascidos em junho e julho, recebem em 15 de junho;
Nascidos em agosto e setembro, recebem em 17 de julho.
É importante ressaltar que o valor do PIS/PASEP 2023 pode ser sacado ou transferido para outros bancos até o dia 28 de dezembro.
No caso do PIS, o trabalhador pode sacar nos caixas eletrônicos ou nas casas lotéricas e correspondentes da Caixa Econômica Federal. Além disso, o beneficiário pode escolher receber o abono em uma conta corrente, poupança ou no aplicativo Caixa Tem (Android | iOS).
Já os beneficiários que receberão o PASEP podem sacar o valor do abono diretamente de sua conta corrente ou poupança. Para isso, basta ir até uma agência do Banco do Brasil e sacar o benefício em um caixa eletrônico ou na boca do caixa. Desde que apresente um documento de identificação com foto. Como também pode transferir o valor para outra conta de mesma titularidade.
O post PIS/PASEP: datas e valores para 2023 apareceu primeiro em Brasil123.