PIS/PASEP atrasado: Trabalhou em 2019 ou 2020? Veja como sacar o Dinheiro Esquecido

Atenção, brasileiros! Milhares de trabalhadores esqueceram de sacar o abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2019 e 2020. A princípio, por conta da não realização do saque, o Governo Federal liberou um novo período resgates dos valores. A estimativa é que mais de 880 mil trabalhadores em todo o país estejam nesta condição.

Em primeiro lugar, a liberação do abono salarial de 2019 ainda está disponível para 320 mil pessoas. A saber, esse é o quantitativo oficia, conforme dados do Ministério do Trabalho e da Previdência.

Por outro lado, no abono salarial de 2020, aproximadamente 561 mil trabalhadores ainda não retiraram os valores, de acordo com a pasta. O prazo para o resgate dos valores segue até 29 de dezembro.

Seja como for, é importante lembrar que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, e é pago por meio da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, é voltado aos servidores públicos, sendo pago pelo Banco do Brasil.

Abono salarial PIS/PASEP para quem trabalhou em 2019

Primeiramente, é importante destacar que para receber o abono salarial PIS/PASEP de 2019, o trabalhador deverá atender aos seguintes requisitos:

Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
Ademais, ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019;
Por fim, possuir os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Vídeo Notícias Concursos:

O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep que está em esquecimento em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Ademais, existem outras opções, como:

Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço [email protected], substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
Através do Portal Gov.br.

Consulta

A consulta está disponível por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS). É possível saber qual valor que será pago, qual será a data de saques e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício.

Contudo, é importante ressaltar que essas informações também podem ser acessadas através da conta Gov.br.

Baixe o aplicativo;
Abra o app e informe o seu CPF na área do login;
Digite a sua senha do Gov.br;
Após entrar, é só ir no canto superior da tela, onde estão os detalhes do PIS;
No mesmo aplicativo está a opção de tirar dúvidas.

Por fim, vale ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br, caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF. A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.

Para quem trabalhou em 2020

O abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2020, ainda está disponível para mais de meio milhão de trabalhadores. Os pagamentos começaram no dia 08 de fevereiro, e os trabalhadores podem fazer o saque até 29 de dezembro deste ano. O abono salarial é pago a mais de 24 milhões de trabalhadores e 98% deles já foram sacar o benefício.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, um total de 561.073 mil trabalhadores ainda não contavam com o dinheiro do programa, o que equivale a um total de R$523,2 milhões.

Do total de beneficiários:

157.575 abonos do PIS, somando R$ 133,4 milhões; e
403.498 abonos do Pasep, somando R$ 389,8 milhões.

Para quem não sabe, o PIS é pago para trabalhadores com carteira assinada da iniciativa privada e é pago pela Caixa Econômica Federal. O PASEP é para funcionários públicos e tem pagamentos via Banco do Brasil.

Veja abaixo como saber se você tem direito, como verificar o valor e como fazer o saque.

O trabalhador do setor privado pode consultar o benefício por meio do aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Já o servidor público, pode verificar as informações pela Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Contudo, nos dois casos é possível realizar uma consulta pelo telefone 158 ou pela carteira de trabalho digital. Veja o passo a passo:

Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
Acesse a plataforma com o CPF e senha do gov.br;
Ao entrar na página inicial, clique em “Benefícios”;
Na sequência, selecione “Abono Salarial” e verifique as informações disponíveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.