PIS/PASEP 2023 já tem calendário? CONFIRA!
O PIS/PASEP de 2022 ainda nem acabou e já existe uma previsão para o término do programa em 2023. Contudo, é importante lembrar que ainda existem valores bilionários “esquecidos” pelos trabalhadores ainda nesse ano. Por isso, é importante que você analise se já tem acesso ao dinheiro e se pode retirar o valor ainda nesse ano.
Para 2023, o benefício será de um salário mínimo, que deve ficar maior por conta do reajuste da inflação. Por isso, o trabalhador tem a chance de ter uma renda extra na conta já no início do próximo ano, além de poder ter no final do ano.
PIS/PASEP de 2022
O PIS/PASEP de 2022 se refere aos trabalhadores que tiveram pelo menos 30 dias trabalhados no ano de 2020. Com isso, o valor que será pago no ano que vem se destinará a quem trabalhou, por pelo menos 3 dias, em 2021. Com isso, o calendário tem, atualmente, 2 anos de atraso, mas segue tendo os reajustes d inflação.
Para receber o PIS/PASEP, é preciso estar inscrito no Programa de Integração Social ou no de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) há pelo menos cinco anos. Além disso, o trabalhador precisa ter ganho remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, além de ter realizado atividade remunerada para alguma empresa por pelo menos 30 dias. O ano-base desse pagamento é 2020. Além disso, o trabalhador precisa ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Para esse ano, o valor é de até R$1.212 para os trabalhadores. Contudo, para o pagamento que acontecerá apenas no ano que vem, o valor estimado está em torno de R$ 1.294. Isso porque o Governo Federal deve aumentar o valor do salário mínimo no ano que vem, o que também aumenta o valor do benefício ao cidadão.
Qual o calendário de 2023?
Para o pagamento do PIS/PASEP de 2023 ainda não existe uma data de início, mas existe uma data final. Com isso, os beneficiários que receberão os valores no ano que vem precisam acessar o valor assim que ficar disponível. Isso porque o valor pode retornar às contas dos abonados, caso o resgate não seja feito até o prazo final (até o último dia útil do mês de dezembro).
Para ter acesso ao PIS/PASEP de 2023 é preciso seguir as mesmas regras desse ano. Com isso, o trabalhador deve ter recebido até dois salários mínimos em 2021, ter exercido qualquer atividade remunerada pelo prazo mínimo de 30 dias, no ano de 2021 e ter atualização recente no cadastro de dados. Além disso, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos. Por isso, quem não recebeu o benefício nesse ano pode receber no ano que vem.
Atualmente, o PIS e pago pela Caixa e o PASEP pelo Banco do Brasil. Para saber se você tem direito ao PIS/PASEP desse ano, basta acessar o aplicativo da Carteira Digital do Trabalho e ver na aba de abono salarial. Para o ano que vem, os pagamentos devem começar no início do ano, como acontece normalmente.
O post PIS/PASEP 2023 já tem calendário? CONFIRA! apareceu primeiro em Brasil123.