PIS de 2022 já está sendo pago? Entenda

O PIS é um dos maiores benefícios pagos pelo Governo Federal e acontece anualmente para todos os trabalhadores qualificados. Contudo, o atraso do pagamento em 2021, por conta da economia do Brasil e de problemas com a pandemia, o valor só está caindo nas contas agora. No início de 2022, o governo pagou os valores referentes ao ano de 2020. Esse valor do PIS de 2022 ainda pode ser sacado até 29 de dezembro desse ano pelos trabalhadores.

Contudo, como será feito o PIS de 2022? Para entender como funcionará esse pagamento, basta continuar a leitura conosco!

O PIS de 2022 é referente ao ano de 2020

O PIS de 2022 se refere aos trabalhadores que tiveram pelo menos 30 dias trabalhados no ano de 2020. Com isso, o valor que será pago no ano que vem se destinará a quem trabalhou, por pelo menos 3 dias, em 2021. Com isso, o calendário tem, atualmente, 2 anos de atraso, mas segue tendo os reajustes da inflação.

Para receber o PIS de 2022, é preciso estar inscrito no Programa de Integração Social ou no de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) há pelo menos cinco anos. Além disso, o trabalhador precisa ter ganho remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, além de ter realizado atividade remunerada para alguma empresa por pelo menos 30 dias. O ano-base desse pagamento é 2020. Além disso, o trabalhador precisa ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Para esse ano, o valor é de até R$1.212 para os trabalhadores. Contudo, para o pagamento que acontecerá apenas no ano que vem, o valor estimado está em torno de R$ 1.294. Isso porque o Governo Federal deve aumentar o valor do salário mínimo no ano que vem, o que também aumenta o valor do benefício ao cidadão.

Foto: Reprodução

E o valor do ano-base de 2022?

Como vimos anteriormente, o valor do PIS de 2022 está sendo pago com dois anos de atraso. Caso isso se mantenha, o valor de ano-base 2022 seria pago apenas a partir do início do ano de 2024. Contudo, há uma expectativa nos economistas de que a regularização do calendário aconteça ainda em 2023, a depender das contas e do orçamento do Governo Federal.

Isso porque, vale lembrar, o dinheiro sai diretamente das contas do governo. Com o aumento do Auxílio Brasil, inclusão do Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista, além de outros gastos extraordinários, a União pode ficar sem recursos para bancar o abono salarial. Dessa forma, o PIS de 2022, de fato, pode ser pago até 2024, mas para o pagamento acontecer em 2023, é preciso que tenhamos leis aprovadas sobre o orçamento.

Vale lembrar que para saber se você tem acesso ao PIS de 2022, com ano-base em 2020, basta ir no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Dessa forma, você conseguirá ver todas as informações, os valores e também como sacar o dinheiro. Com isso, o trabalhador pode fazer esse passo a passo até o dia 29 de dezembro, quando encerram os pagamentos do abono salarial.

O post PIS de 2022 já está sendo pago? Entenda apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.