PIB no 2º trimestre: Brasil fica em 7º lugar em lista com 26 países
A agência de classificação de risco Austin Rating fez uma lista mostrando o desempenho do Produto Interno Bruno (PIB) das 26 maiores economias mundiais. A saber, o levantamento se refere ao segundo trimestre de 2022. E o Brasil ocupou a sétima posição na lista, superando países como Estados Unidos e China.
Em resumo, o PIB do Brasil cresceu 1,2% no período, na comparação com o trimestre anterior. Esse resultado fez a economia brasileira ficar 3% acima do nível registrado no quarto trimestre de 2019, antes da pandemia da covid-19. Contudo, a economia ainda está 0,3% abaixo do recorde registrado no primeiro trimestre de 2014.
Na lista da Austing Rating, a primeira posição foi ocupada pela Holanda. Aliás, 19 dos 26 países que compõem o ranking tiveram resultados positivos no trimestre. Veja abaixo o desempenho de cada um deles:
Holanda: 2,6%
Turquia: 2,1%
Arábia Saudita: 1,8%;
Israel: 1,6%;
Colômbia: 1,5%;
Suécia: 1,4%;
Brasil: 1,2%;
Itália: 1,1%;
Espanha: 1,1%;
Hong Kong: 1,0%;
México: 0,9%;
Indonésia: 0,9%;
Tailândia: 0,7%;
Coreia: 0,7%;
Japão: 0,6%;
Peru: 0,6%;
França: 0,5%;
Bélgica: 0,2%;
Alemanha: 0,1%.
Em suma, o resultado do Brasil mostra que o país vem apresentando um desempenho bastante firme neste ano. Aliás, as cinco principais economias mundiais tiveram resultados mais fracos que o do Brasil no trimestre.
Estado de calamidade prorrogado pode garantir Auxílio de R$ 600
PIB da China e dos Estados Unidos encolhe no trimestre
De acordo com a lista, a China teve o resultado mais fraco no trimestre entre as grandes economias do planeta. A saber, o país asiático sofreu no período com o aumento de casos da covid-19, que fez diversas províncias adotarem o lockdown. Dessa forma, a atividade econômica ficou muito enfraquecida e encolheu no trimestre.
Por sua vez, os Estados Unidos também tiveram um resultado negativo entre abril e junho deste ano. Contudo, a maior economia global não entrou em recessão, uma vez que o mercado de trabalho continua forte. A leve queda do PIB norte-americano ocorreu devido à inflação e aos juros elevados.
Veja abaixo os únicos países cujos PIBs caíram no segundo trimestre:
China: -2,6%;
Taiwan: -1,8%;
Canadá: -0,3%;
Estados Unidos: -0,2%;
Cingapura: -0,2%;
Filipinas: -0,1%;
Reino Unido: -0,1%.
Leia também: AUXÍLIO BRASIL: número de novos usuários recua em setembro
O post PIB no 2º trimestre: Brasil fica em 7º lugar em lista com 26 países apareceu primeiro em Brasil123.