Perdeu o prazo do PIS/PASEP 2022? Veja o que fazer!
Trabalhadores com direito ao PIS/PASEP tiveram até ontem, 29, para solicitar o resgate do abono salarial. Contudo, ainda são milhões de reais parados nas contas e, por isso, é possível solicitar o resgate desse dinheiro ainda. Além disso, existem outros dois resgates em andamento, que podem colocar ainda mais dinheiro na sua conta.
Por isso, hoje vamos entender como fazer o resgate do PIS/PASEP pago em 2022, mesmo com o prazo acabado. Ainda, vamos entender quais as outras duas modalidades que estão em andamento e que muitos trabalhadores esquecem.
Os três pagamentos em andamento
Ainda existem três modalidades de PIS/PASEP disponíveis para resgate. Um deles é o de 2022 que, mesmo com o prazo terminado, ainda tem chances de cair na sua conta. Os outros são os pagamentos de 2019, feitos em 2021, e as cotas referentes aos anos de 1970 a 1988. Este último, por sua vez, poderá ser bloqueado pelo Governo Federal ainda em 2022.
No caso dos pagamentos do PIS/PASEP de 2019 e 2020, o trabalhador precisa ter carteira de trabalho assinada há pelo menos cinco anos, consecutivos ou não. Além disso, é obrigatório o trabalhador ter exercido atividade de trabalho formal, ou seja, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias em 2021 e ter recebido salário mensal de dois salários mínimos ou menos nesse mesmo ano. Por último, o trabalhador deve ter os seus dados enviados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pela empresa onde exerce a atividade remunerada.
Por sua vez, para ter acesso às cotas do fundo dos anos de 1970 a 1988, o resgate acontece somente em uma agência da Caixa. No caso de saque feito por herdeiros, o banco obriga a apresentação de documentos que comprovam o vínculo e o óbito do titular. Neste caso, é preciso correr, já que o governo quer cancelar essas cotas.
PIS/PASEP 2023 foi antecipado para dezembro? Confira os detalhes do benefício
Governo Federal vai cancelar PIS/PASEP em 2023?
O Governo Federal determinou que poderá cancelar algumas cotas do PIS/PASEP em 2023. Isso porque existem valores parados há muito tempo, o que prejudica a economia do país. O Congresso aprovou a medida no texto da PEC da Transição, que trata do orçamento público do próximo ano. Contudo, não será todo mundo que será impactado.
Isso porque o dinheiro sairá de contas que estão sem movimentação há mais de 20 anos. Além disso, o Governo Federal se comprometeu a fazer diversas campanhas para que os trabalhadores façam o resgate do dinheiro. Segundo o próprio governo, são mais de R$24 bilhões de aproximadamente 10 milhões de contas. Esses valores se referem às cotas de 1970 a 1988.
Dessa forma, o pagamento do PIS/PASEP de 2023 seguirá normalmente, assim como todos os valores parados nessas contas após 2004. Por isso, o governo não vai bloquear o dinheiro, mas isso acende um alerta para quem quer fazer o saque deste valor.
O post Perdeu o prazo do PIS/PASEP 2022? Veja o que fazer! apareceu primeiro em Brasil123.