Oito em cada dez inadimplentes são DEVEDORES REINCIDENTES

A população brasileira não está conseguindo pagar as contas em dia e vem sofrendo com isso nos últimos tempos. A saber, quase quatro em cada dez brasileiros adultos estavam com o nome sujo em agosto deste ano. Isso corresponde a 63,7 milhões de pessoas com dívidas atrasadas no país.

Este dado faz parte do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Aliás, oito em cada dez brasileiros com dívidas atrasadas são devedores reincidentes, ou seja, possuíam débitos atrasados anteriormente.

“Nosso indicador de reincidência mostra que, em agosto, do total de negativações, 82,65% foram de devedores reincidentes”, disse a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.

“Além disso, o tempo médio para pagamento da dívida é superior a 10 meses, ou seja, muitos entram na inadimplência, levam muito tempo para sair e em pouco tempo acabam retornando a essa situação”, acrescentou.

Por isso, a especialista em finanças afirmou que é muito importante ter uma reserva financeira. Esse dinheiro guardado pode até ser pouco, mas é essencial para momentos de crise ou emergência. Assim, poderá evitar que a pessoa entre na inadimplência.

Combustíveis em queda devem REDUZIR preços dos alimentos

Inflação elevada e renda limitada provocam inadimplência

De acordo com Merula Borges, há fatores que explicam o alto número de pessoas com contas atrasadas no país. Em suma, a especialista em finanças citou a inflação elevada e a renda corroída como alguns dos pontos que refletem esse cenário no país.

“Mais que um desajuste pontual ou caso isolado, este fato retrata a existência de problemas mais sérios. Renda baixa, inflação e desemprego altos, crise econômica mundial, falta de educação financeira são pontos que ajudam a explicar essa situação”, disse Merula Borges.

Vale destacar que o levantamento considera a relação de um credor com um devedor como uma única dívida. Por exemplo, o credor pode ter incluído vários registros do devedor junto ao SPC Brasil, mas, mesmo assim, assume-se que esse consumidor tem apenas uma dívida.

Leia também: Ministro da Economia é CONTRA piso da enfermagem, segundo jornal

O post Oito em cada dez inadimplentes são DEVEDORES REINCIDENTES apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.