O que é saque digital do FGTS e como solicitar

Você já se perguntou o que é saque digital do FGTS e como realizar a solicitação?

Bom, o FGTS é um serviço bastante solicitado por muitos brasileiros. Afinal de contas, é o que garante que estes não fiquem desamparados financeiramente quando são dispensados de um serviço. Além disso, o saque pode ser feito uma vez ao ano por qualquer trabalhador.

Há algum tempo, o Governo Federal instituiu o saque digital do FGTS, que garante transferência para sua conta digital. Portanto, confira mais informações e saiba como fazer.

Saque digital do FGTS: serviço irá facilitar a vida de muitos brasileiros

Poucos sabem da existência desse serviço que pode agilizar a vida de muita gente.

O saque digital do FGTS é uma funcionalidade que já existe desde fevereiro de 2022. Entretanto, algumas pessoas não sabiam que era possível realizar esse serviço totalmente online.

Aliás, todos os servidores que se encaixam nos critérios para o saque do FGTS podem realizar o saque digital do serviço. Para isso, basta que acessem o aplicativo e sigam os passos.

Confira como fazer o saque digital do FGTS em poucos minutos

Sacar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é muito mais fácil do que você imagina.

Primeiramente, faça o download do aplicativo do FGTS no seu celular. Feito isso, realize o cadastro. Em seguida, após obter acesso ao aplicativo, cadastre sua conta bancária, inserindo todas as informações necessárias.

O cadastro do seu banco pode demorar até 48 horas para ser verificado e aceito.

Após o cadastro do banco em seu app, o saque das quantias pode ser feito direto para sua conta. O valor poderá demorar até 5 dias úteis para ser creditado em seu banco. Então, viu como é fácil realizar o saque digital do FGTS?

O que é o FGTS?

Você já descobriu a facilidade que o mundo virtual é capaz de prover, ao conceder o saque digital do FGTS. Mas você realmente sabe do que se trata esse fundo? Pois, venha conferir tudo sobre esse benefício.

Quem pode pedir o FGTS, e o que é o serviço?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício governamental que é direcionado àqueles trabalhadores que possuem carteira assinada. Ou seja, empregadores rurais, safristas, domésticos e ainda atletas.

Para poder sacar o valor do seu Fundo de Garantia você deve se enquadrar nos critérios de:

Ser demitido, sem o ato de justa causa;
Aposentados;
Encerramento da firma empregadora;
Encerramento do contrato de trabalho temporário;
Compra do primeiro imóvel próprio;
Possuir doença grave ou terminal, como câncer ou aids. Aliás, nesse critério se estende também para os filhos e cônjuge do trabalhador.

E como funciona?

O fundo de garantia é guardado em uma conta na Caixa Econômica Federal. Ali, a empresa empregadora realiza um depósito mensal de uma porcentagem do valor do seu salário para garantir esse benefício.

O valor depositado equivale a 8% do salário bruto do trabalhador. Enquanto para o Jovem Aprendiz, ele é de 2% do salário. Por fim, para trabalhadores domésticos, o valor é de 11%.

Como consultar o saldo?

Para saber qual valor disponível do seu Fundo de Garantia, você pode se dirigir diretamente à uma agência oficial da Caixa Econômica Federal. Ou se preferir, realizar o acesso ao site da Caixa. Para saber o valor, basta informar o seu número Pis/Pasep.

É possível realizar também a conferência do saldo pelo aplicativo próprio do FGTS ao realizar seu login, utilizando também os números do Pis/Pasep.

Veja as formas de sacar seu Fundo de Garantia

Atualmente, há duas formas de retirar o valor do seu FGTS. Uma é feita anualmente, perto da data de nascimento. Enquanto, a outra só é possível ao se enquadrar aos critérios citados mais acima no texto. Em ambas as modalidades, você pode fazer o saque digital do FGTS.

O saque aniversário pode ser feito por qualquer trabalhador, se optar por essa modalidade. Esse saque pode ser feito perto do dia de aniversário. Todavia, apenas uma parte do valor será oferecida.

Já o saque de rescisão é a modalidade onde o trabalhador pode sacar todo o valor disponível de seu fundo de garantia ao ser despedido. Vale lembrar que a demissão deve ser sem a justa causa.

Além disso, se o indivíduo optar pelo saque anual de aniversário, se houver a demissão, ele poderá sacar apenas o valor referente a multa de rescisão.

Lembre-se dessas orientações quando tiver que realizar o saque digital do FGTS. Usando o aplicativo é muito mais prático. Não deixe de compartilhar com os colegas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.