Nubank bota clientes na parede sobre “pedacinhos”
Um dos maiores bancos da América Latina colocou seus clientes contra a parede. Isso porque o Nubank exigiu que muitos de seus clientes tomassem uma decisão sobre o futuro do próprio banco. Trata-se dos “pedacinhos” do banco, que foram dados a clientes quando a empresa lançou ações na bolsa de valores americana.
Agora, o banco quer saber se os clientes pretendem manter o pedacinho como um investimento ou se querem vender sua parte. E, segundo portais na internet, muita gente vai deixar de ser sócio do banco. E o motivo é preocupante.
O que são os pedacinhos do Nubank?
No mercado financeiro, qualquer pessoa pode passar a ser sócia de grandes empresas listadas na bolsa de valores. No caso do Nubank, o lançamento das ações aconteceu no dia 10 de dezembro do ano passado, na bolsa americana. Para negociar essas ações no mercado brasileiro, o banco adotou as BDR (Brazilian Depositary Receipts), que é como se fosse trazer parte das ações do mercado americano para o brasileiro.
Ao fazer isso, o banco distribuiu essas BDR para alguns de seus clientes. Contudo, para fazer a venda dessa ação, os clientes precisavam esperar 12 meses. O prazo terminará no dia 10 de dezembro deste ano. A partir desse dia, qualquer pessoa pode vender seu pedacinho do Nubank.
Além disso, o resultado do investimento não é dos melhores. Isso porque os acionistas receberam a ação a R$10. Depois de quase um ano, o valor é 63,5% menor, valendo R$4,30 aproximadamente. O papel estreou na bolsa americana cotado a R$11,50. Analistas dizem que a queda se deve ao aumento das taxas de juros no mundo todo, que faz com que a margem de lucro de empresas de tecnologia, como o Nubank, caia. Por isso, a expectativa de resultados financeiros ruins fez com que a ação caísse.
Foto: Reprodução
Muita gente vai vender. Mas será que é uma boa escolha?
Por conta do péssimo resultado das ações do Nubank, muitos clientes venderão seus pedacinhos nos próximos dias. O movimento de venda pode ser solicitado diretamente no aplicativo do banco. Contudo, especialistas discutem sobre essa ser a melhor decisão para a carteira de investimentos. Mas de forma geral, economistas ficariam de fora do banco.
Isso porque o mercado brasileiro possui bancos muito mais robustos e que dão mais lucros aos investimentos. É o caso do Itaú, que é o maior banco do país e distribui, de forma recorrente, dividendos para seus acionistas. Mas o caso do Nubank ainda pode converter para o caso de sucesso. Isso porque ele é o maior banco digital do país, tem custos menores e pode surpreender no futuro.
Vale lembrar que o Nubank vem lançado diversos serviços, como plataforma de criptomoedas, cartões de alto padrão, plataforma de investimentos e quer lançar um empréstimo consignado. Com esse crescimento de serviços, o banco pode se tornar muito mais lucrativo. Soma-se a isso o fato de ter mais de 70 milhões de clientes em toda a América Latina.
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