Novo FIES: veja regras atualizadas do programa
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que permite o financiamento de cursos em faculdades particulares. Assim, o aluno é capaz de estudar em uma instituição de ensino superior avaliada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Saiba agora mais informações sobre o Novo Fies.
Dessa maneira, o estudante pode concorrer à bolsa no valor integral ou parcial das mensalidades. Todavia, ele deverá arcar com o custo após completar a sua formação. Assim, o Fies consiste basicamente em um empréstimo estudantil.
Em 2023, o programa do Ministério da Educação (MEC) terá algumas mudanças. Confira a seguir as atualizações do Fies para este ano.
Novo Fies
O novo Fies é um aperfeiçoamento do financiamento, com o objetivo de melhorar a gestão e a sustentabilidade. Assim, desde 2018 o Fies é classificado em três modalidades.
1ª Modalidade: O financiamento terá juro zero para os estudantes com a renda per capta de até 3 salários mínimos. Além disso, o aluno poderá pagar as prestações conforme sua renda. Os recursos virão da União.
2ª Modalidade: Tem destino aos alunos das regiões Norte, Centro Oeste e Nordeste. Nesse caso, os recursos serão dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Assim, poderão participar os alunos com renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos.
3ª Modalidade: Poderão participar desta modalidade os alunos de todo o país. Nesse caso os recursos serão advindos do BNDES. Além disso, terá destino aos alunos com renda per capita familiar mensal de até cinco salários mínimos.
Vale lembrar que para a modalidade 1 o juros é zero. Em contrapartida, para as modalidades 2 e 3 poderá haver cobrança de juros. Assim, o valor sofrerá variação conforme o banco escolhido pelo estudante.
Quem poderá participar do Fies?
Além das exigências de renda, os estudantes que poderão participar do programa devem atender outras demandas. É preciso que o aluno tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Porém, profissionais do ensino público têm direito de realizar a solicitação sem necessidade do ENEM.
Além disso, é necessário que o aluno tenha nota média mínima de 450 pontos nas quatro áreas avaliadas no ENEM. Bem como deve ter nota superior ou igual a 400 pontos na prova discursiva, isto é, na redação. Essa alteração teve início em 2021.
P-Fies
O P-Fies é uma modalidade de financiamento disponível para os estudantes com renda mensal per capita de até cinco salários mínimos. Todavia, diferente do anterior, o P-Fies permite que o aluno já matriculado possa financiar o seu curso. Da mesma forma, estudantes com renda semelhante à modalidade 1 do Fies poderão financiar o curso a juros zero. Caso contrário, os juros irão variar conforme o banco.
O Fies é um programa que permite o financiamento de cursos em faculdades particulares – Reprodução AdobeStock
Quando começará o pagamento do Fies?
O período de carência do Fies terá duração de 18 meses. Dessa forma, a partir desse período o aluno dará início ao pagamento da primeira parcela. Todavia, caso esteja empregado, o aluno começará o pagamento no mês seguinte ao término da graduação. Assim, o valor poderá ser descontado de forma automática do salário do aluno.
O post Novo FIES: veja regras atualizadas do programa apareceu primeiro em Brasil123.