Novas regras do Pix começam a valer segunda-feira
O Banco Central alterou algumas regras do Pix. E as medidas começam a valer a partir da próxima segunda-feira, 2. Com as novidades, algumas pessoas serão impactadas com o novo funcionamento da principal modalidade de transferência bancária do país. Além disso, a entidade também informou que está trabalhando em novidades para o próximo ano.
Por isso, hoje vamos entender o que muda nas regras do Pix, além de mostrar quais são os projetos futuros do Banco Central para a modalidade.
Novas regras no Pix
O Banco Central decidiu por mudar algumas regras do Pix. As medidas passarão a valer a partir do dia 2 de janeiro do ano que vem. Em nota, a autarquia disse aprimorará a experiência do usuário “ao efetuar a gestão de limites por meio de aplicativos, mantendo o atual nível de segurança“. Além disso, essa é uma clara sinalização para alguns setores da economia.
Na prática, o cliente poderá transferir todo o limite do turno em apenas uma transação. Anteriormente, existiam travas para valores por transação. Agora, se o limite do Pix do cliente é de R$100 mil por turno, ele poderá fazer toda a movimentação em apenas uma transação. Para os clientes comuns, a modalidade ainda segue sem taxas.
Por outro lado, o Banco Central também passou a permitir o pagamento, via Pix, das aposentadorias e de outros benefícios do INSS. Os salários dos funcionários públicos também passarão a ser pagos nessa modalidade. Além disso, a entidade aumentou o limite de valores que os clientes podem sacar através do Pix Saque e do Pix Troco. Apesar de parecidas, ambas as modalidades apresentam diferenças e a entidade entende que podem ser melhor usadas pelos brasileiro
Em uma reunião feita em setembro, especialistas no Pix avaliaram que é pouco efetivo colocar a trava em uma transação, dado que basta o cliente fazer várias transferências de mesmo valor. Por isso, as mudanças do Banco Central resultam de resultados de pesquisas e análise de dados.
Reprodução AdobeStock
Transferências internacionais e débito automático
Além das novidades apresentadas e que começam a valer a partir de segunda-feira, 2 de janeiro, o Banco Central quer lançar novas funcionalidades. Com elas, o Pix ficará ainda mais inclusivo e muito mais prático para os cidadãos brasileiros. A medida promete automatizar muitos processos, além de facilitar compras e transferências internacionais.
Isso porque contas de luz, água, aluguel, entre outras, poderão ser pagas automaticamente através do Pix. Com isso, a tendência é melhorar o planejamento financeiro das famílias, além de evitar o esquecimento do pagamento de contas. Essa medida deve entrar em vigor em 2023, mas ainda não há data definida.
Por outro lado, as transferências internacionais, que ficaram conhecidas como Pix internacional, precisa da adesão de demais países. Na prática, a ideia é enviar dinheiro para fora do país, com conversão automática e débito imediato na conta de destino. Atualmente, as transferências entre pessoas podem demorar até 2 dias úteis para serem compensadas.
O post Novas regras do Pix começam a valer segunda-feira apareceu primeiro em Brasil123.