Não Me Perturbe já conta com milhões de novos cadastros; Veja como funciona
A plataforma Não Me Perturbe encerrou o ano de 2022 com mais de 11 milhões de números de telefone cadastrados. De acordo com a Agência Brasil, o número representa um crescimento de 1,45 milhão em relação ao ano anterior. O site que bloqueia ligações de empresas de telemarketing está disponível desde julho de 2019.
Os consumidores podem bloquear ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações e crédito consignado. Para isso é preciso fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe. A Agência Brasil ainda informa que a maior parte dos bloqueios realizados na plataforma foram feitos no estado de São Paulo.
Vale informar que a plataforma Não Me Perturbe foi criada com o objetivo de autorregular o setor e a relação com os consumidores que se sentiam insatisfeitos com a quantidade de ligações recebidas por empresas de telemarketing. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após a criação da plataforma o número de reclamações vem sendo reduzido.
Mais informações sobre a plataforma
A plataforma Não Me Perturbe é totalmente gratuita e garante que os consumidores não recebam ligações indesejadas de prestadoras de serviços de Telecomunicações ou Instituições Financeiras que estejam oferecendo empréstimos e cartões de crédito consignados. Apesar disso, vale informar que o bloqueio só é válido para empresas participantes.
Na plataforma também é possível escolher qual prestadora de serviço deseja bloquear. Atualmente a lista de empresas participantes está disponível no site Não Me Perturbe, veja a seguir:
Empresas de telecomunicações: Algar, Net – Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim, Telefônica – Vivo)
Instituições Financeiras: Agibank, BMG, BRB, BV, Banco Alfa, Banco C6 Consignado, Banco Master, Banco do Brasil, Bancoob, Banpará, Banrisul, Bradesco, Bradesco Financiamentos, CCB Brasil, CCB Brasil Financeira, Caixa, Cetelem, Daycoval, Digio, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú Consignado, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander / Olé, Sicredi e Zema Financeira.
Vale informar que o prazo para efetivação da solicitação é de até 30 dias. Sendo assim, após realizar o bloqueio pela plataforma as empresas de telemarketing têm até 30 dias para tirar o número do consumidor da sua base de dados. Em situações onde o cidadão continuar recebendo ligações após o prazo citado anteriormente, é possível utilizar o formulário de contato para notificar a instituição.
Como bloquear ligações de telemarketing
Para cadastrar um número de telefone na plataforma Não Me Perturbe os consumidores devem clicar na opção “Cadastrar” localizada no canto superior do website. Após fazer o cadastro e logar na plataforma, será preciso selecionar “Novo Bloqueio” e informar o número desejado.
Por fim, os usuários devem selecionar as prestadoras de serviço de telecomunicações e instituições financeiras que não desejam receber ligações. Feito isso basta aguardar o prazo de 30 dias.
É importante ressaltar que os consumidores só podem bloquear pela plataforma ligações de empresas cadastradas no Não Me Perturbe. Apesar disso, existem outras formas de bloquear ligações indesejadas. Para isso, basta solicitar o bloqueio diretamente no SAC da empresa ou fazer o bloqueio pelo celular acessando as configurações de chamada do aparelho.