‘Mutirão vai REDUZIR FILA DO INSS em todo o Brasil’, garante ministro

A estruturação de mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para reduzir a fila de análise dos pedidos de benefícios foi confirmada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nos encontros com representações sindicais, na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 16 e 17 de fevereiro.

Foco para eliminar as filas do INSS

Priorizando as regiões Norte e Nordeste para iniciar as ações concentradas de atendimento nos próximos meses, Lupi ratificou o compromisso do governo Lula de eliminar as pendências acumuladas nos últimos anos.

“O mutirão de serviços, que inclui a área de perícia médica, permitirá a redução mais rápida da fila”, disse, ao destacar a qualificação dos servidores.

“Estamos buscando o aprimoramento das rotinas administrativas para viabilizar, até o final do ano, a análise das requisições em até 45 dias”, projetou o ministro, que estava acompanhado do presidente do INSS, Glauco Wanburg, e do deputado estadual Márcio Nakashima.

Em paralelo, o Ministério também promove a consolidação de acordos de cooperação com as organizações sindicais nos estados.

“Estamos criando uma rede integrada para garantir a cidadania de mais de 37 milhões de beneficiários da Previdência. E os sindicatos são parceiros essenciais, pois estão na ponta dialogando e auxiliando os trabalhadores que contribuem para ter a proteção social”, explicou Lupi.

Veja ainda: Minha Casa Minha Vida: Saiba quais são as NOVAS FAIXAS DE RENDA

Sindicatos

Para centenas lideranças em reunião híbrida nesta sexta-feira (17), o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, relatou o interesse de estimular a parceria com o governo federal para proporcionar conquistas que qualifiquem a realidade da população brasileira.

“Os sindicatos estão participando dessa nova realidade do Brasil. É um novo olhar para evoluir a realidade do povo trabalhador”, comentou.

Para o presidente nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), João Inocentini, a Previdência é essencial para a retomada do progresso socialmente responsável do país.

“Queremos resgatar a Previdência e estamos dispostos a ajudar para melhorar a situação dos nossos aposentados”, salientou.

Presidente nacional em exercício da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Renê Vicente dos Santos defendeu, nesta quinta-feira (16), o compromisso com o progresso da proteção social pública.

“Uma das principais lutas que travamos, nos últimos anos, é a defesa da previdência pública, que simboliza o Brasil democrático, soberano e inclusivo. É uma base fundamental para a distribuição de renda”, comentou.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

Leia também: EXTRATO INSS está disponível para o IRPF 2023; veja como acessar

O post ‘Mutirão vai REDUZIR FILA DO INSS em todo o Brasil’, garante ministro apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.