MTur: as praias brasileiras ganham destaque no turismo nacional
O turismo impacta a economia de forma global, no Brasil, considerando a amplitude e o potencial turístico do país, o setor tem forte impacto na retomada econômica neste período pós-pandemia.
MTur: as praias brasileiras ganham destaque no turismo nacional
Conforme o Ministério do Turismo (MTur) informou na data desta publicação, as praias motivam viagens de 5 a cada 10 brasileiros, sendo os destinos preferidos para viagens nacionais e para estrangeiros.
Dados oficiais
No ano passado, os destinos de sol e praia motivaram as viagens à lazer de cinco a cada 10 brasileiros (49%). Este segmento é o principal motivador de viagens no país, principalmente para moradores das regiões Nordeste (55%) e Sul (49%), destaca o Ministério do Turismo (MTur).
Como grande impulsionador destes números, o Brasil possui vários destinos apreciados, estando recorrentemente em listas internacionais como um dos países detentores das mais belas praias do mundo.
Reconhecimento internacional
Com lugar cativo no prêmio Travelers´ Choice, do site TripAdvisor, por exemplo, neste ano, o Brasil emplacou três no ranking de melhores praias: Quarta Praia, em Morro de São Paulo (BA); Baia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE); e a Praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN).
Outra praia brasileira famosa, inclusive no exterior, é a de Grumari, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ) e que, neste ano, figurou a lista das 50 melhores do mundo para se visitar durante as férias de verão, segundo o site Big 7 Travel, especializado em turismo e gastronomia.
Ainda na capital Fluminense, a Praia de Copacabana, tema de canções e cenário de filmes, também merece destaque como um dos principais cartões-postais do Brasil, destaca o Ministério do Turismo (MTur).
O Brasil oferece muitas opções turísticas
Além disso, o Ministério do Turismo (MTur) destaca as lagoas dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas (MA), e as belezas de dupla dinâmica baiana: Trancoso, com destaque para a praia do Espelho, e Caraíva (BA), que divide turistas entre mar e rio.
Ainda no Nordeste, a Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres (AL) e a Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE) ganham destaque no turismo brasileiro. Mais ao Sul do país, o Ministério do Turismo (MTur) destaca a paradisíaca Ilha do Campeche, em Florianópolis (SC), e a Praia do Cassino, entre as cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar (RS) – a mais extensa do mundo com mais de 200 km.
No Norte do país também é possível encontrar representantes importantes da elevação do turismo nacional. A praia Marudá, em Marapanin (PA), por exemplo, é uma ótima opção para quem busca um banho de mar ou praticar esportes aquáticos.
Como opção, há ainda a Praia do Atalaia, em Salinópolis (PA), famosa por permitir o trânsito de carros e, claro, a Praia de Algodoal, no Maracanã, também no Pará. As praias são a principal motivação também para estrangeiros que visitam o Brasil. Segundo informa o Anuário Estatístico de Turismo 2021, em 2019, antes da pandemia, os estrangeiros representavam 65% das viagens a lazer.
Ecoturismo
As atividades turísticas que utilizam o patrimônio natural e as belas paisagens como atrativos (natureza, ecoturismo e aventura) também representam uma parcela importante das viagens à lazer (25,6%), seguidas de atividades relacionadas à cultura e gastronomia (16%).
Os dados que indicam as preferências e motivações de viagens são da PNAD Contínua Turismo 2020-2021, uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada neste mês de julho, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).