MRP: é possível apresentar a reclamação de forma digital e física

A reclamação ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) pode ser apresentada tanto pelo Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) digital, como por meio de correspondência física. 

MRP: é possível apresentar a reclamação de forma digital e física

Nos dois casos, o reclamante precisa informar:

Nome da instituição, bem como de seus administradores, empregados ou prepostos, que tenham causado o prejuízo reclamado;
Descrição detalhada (datas, horários, ativos envolvidos, etc.) do fato que gerou o prejuízo;
Valor do prejuízo sofrido, lembrando que o valor do ressarcimento é limitado a R$120 mil por ocorrência;
Opção de recebimento do ressarcimento: dinheiro ou ativos (valores mobiliários) Não é possível pedir ambos.

Documentos necessários:

Cópia do documento de identidade;
Cópia do CPF;
Cópia do comprovante de endereço;
Procuração com firma reconhecida (se for o caso);
Comprovante atualizado de titularidade de conta corrente bancária indicada para depósito do valor do eventual ressarcimento (ex.: cópia de cheque, cabeçalho do extrato, cópia de cartão de débito ou declaração bancária assinada pelo banco onde o investidor possui conta).

Não deixe a reclamação incompleta

Conforme informa a Bolsa de Valores do Brasil (B3), a reclamação corretamente preenchida agiliza o processo de análise do caso e o eventual ressarcimento do investidor. Da mesma forma, uma reclamação incompleta ou com erros pode atrasar o andamento do caso e, em alguns casos, invalidar o processo.

A Bolsa de Valores do Brasil (B3) destaca que é importante que você dedique tempo para o preenchimento da reclamação e avalie cuidadosamente todas as informações e documentações necessárias. 

Acompanhamento online

No Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) digital, o investidor envia e acompanha o pedido de ressarcimento de prejuízos de forma digital. Toda a comunicação com a BM&FBovespa Supervisão e Mercado (BSM) é feita de forma online e segura.

Para apresentação via Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) digital, acesse o site oficial da Bolsa de Valores do Brasil (B3). Além disso, é possível assistir ao vídeo tutorial com orientações sobre como acessar e utilizar o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) digital.

Consulte também o modelo de formulário e algumas dicas de preenchimento no site oficial da instituição. A Reclamação ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) também pode ser apresentada por meio de correspondência física.

Devem obrigatoriamente ser anexados à reclamação:

cópia simples de documento de identificação do Reclamante (CPF, RG ou documentos equivalentes);
cópia simples do comprovante de endereço.

Visando acelerar a análise da reclamação e o processo de ressarcimento (quando for o caso), sugere-se que sejam enviados também:

cópia simples de documentos que ajudem a comprovar os fatos alegados (notas de corretagem, e-mails etc.);
cópia simples de comprovante atualizado de titularidade de conta-corrente para, quando for o caso, depósito do valor de ressarcimento (cópia de cheque, cabeçalho do extrato, cópia de cartão de débito ou declaração bancária assinada pelo banco).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.