Como aplicar o método 50-30-20 e organizar as contas em 2023?

Com o início de um novo ano, muitas pessoas se propõem a organizar suas finanças para evitar problemas financeiros. E uma das estratégias mais eficientes é o método 50-30-20. 

Ela consiste em dividir o orçamento em três categorias: necessidades, desejos e economias, e destinar um percentual do seu orçamento para cada uma delas.

E neste artigo, vamos explicar como aplicar o método 50-30-20 e organizar as contas em 2023. Assim você terá mais tranquilidade durante todo esse ano!

O que é o método 50-30-20?

O método 50-30-20 é uma estratégia de orçamento pessoal que divide o dinheiro em três categorias: 50% para necessidades, 30% para desejos e 20% para economias. As necessidades incluem despesas essenciais, como moradia, alimentação e transporte. 

Os desejos englobam gastos com entretenimento, viagens e outras atividades não essenciais. Já as economias são os investimentos, pagamento de dívidas e outras formas de poupança.

Dicas para aplicar o método 50-30-20

Agora que você já sabe o que é o método 50-30-20 vamos dar algumas dicas de como você pode aplicá-lo no seu dia a dia e ter mais tranquilidade com seu orçamento.

Faça uma lista de todas as suas despesas mensais

O primeiro passo para aplicar o método 50-30-20 é fazer uma lista de todas as suas despesas mensais, incluindo as necessidades e os desejos.

Determine suas necessidades

As necessidades são as despesas essenciais, como moradia, alimentação e transporte. Determine quanto você gasta com essas despesas e verifique se elas correspondem a 50% do seu orçamento. Caso não, é preciso ajustá-las para esse valor.

Priorize seus desejos

Os desejos, no entanto, são as despesas não essenciais, como entretenimento, viagens e outras atividades. Veja quanto você gasta com essas despesas e verifique se elas correspondem a 30% do seu orçamento.

Se elas estiverem fora desse percentual, é preciso começar a cortar desejos, e por isso você terá que priorizar aqueles mais relevantes para você.

Comece suas economias

As economias incluem, desse modo, investimentos, pagamento de dívidas e outras formas de poupança. Deixe 20% do seu orçamento para isso.

Se você possui dívidas, o ideal é pagá-las, começando por aquelas que possuem uma taxa de juros mais elevadas. Depois que você pagar as contas, então comece a juntar os 20%.

Ajuste suas despesas

Se suas despesas com necessidades, desejos e economias não estiverem de acordo com o método 50-30-20, ajuste-as para que elas correspondam às porcentagens corretas.

Estratégias para organizar as contas em 2023

Agora vamos mostrar algumas estratégias que você pode adotar e que podem ajudar na organização das suas contas.

Crie um orçamento mensal

Para organizar suas finanças em 2023, crie um orçamento mensal que inclua todas as suas despesas e receitas. Isso ajudará você a controlar seus gastos e a se planejar para o futuro.

Pague suas dívidas

Se você tem dívidas, priorize o pagamento delas em 2023. Isso ajudará você a evitar juros e a melhorar sua situação financeira a longo prazo.

Crie uma reserva de emergência

Para lidar com imprevistos, como perda de emprego ou despesas médicas inesperadas, crie, portanto, uma reserva de emergência. O método 50-30-20 inclui 20% para economias, então use essa porcentagem para construir sua reserva.

Vale dizer que a reserva de emergência deve ser um valor igual a 6 meses do seu custo de vida, e ela precisa estar em uma aplicação de resgate automático.

Reduza seus gastos desnecessários

Para economizar dinheiro em 2023, procure, dessa forma, maneiras de reduzir seus gastos desnecessários. Isso pode incluir cancelar assinaturas que você não usa, comer fora com menos frequência e reduzir suas compras por impulso.

Automatize seus pagamentos

Para evitar atrasos no pagamento de contas, automatize seus pagamentos. Isso garantirá que suas contas sejam pagas em dia e ajudará a evitar taxas de atraso e juros.

Use cartões de crédito com sabedoria

Se você usar cartões de crédito, use-os com sabedoria. Evite acumular dívidas em seus cartões de crédito, pois as altas taxas de juros podem tornar difícil pagar suas dívidas. 

Invista em educação financeira

Investir em educação financeira é, portanto, uma maneira de melhorar sua situação a longo prazo. Leia livros sobre finanças pessoais, participe de cursos online e aprenda a investir em ações e fundos mútuos.

Como você pode ver, o método 50-30-20 é uma estratégia simples, mas eficaz, para organizar suas finanças em 2023.

E seguindo as dicas e estratégias acima, você pode criar um orçamento mensal, pagar suas dívidas, criar uma reserva de emergência, reduzir seus gastos desnecessários e investir em sua educação financeira. Agora é com você!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.