McDonald’s registra lucro líquido de US$ 1,63 bilhão
O McDonald’s registrou lucro líquido de US$ 1,63 bilhão no quarto trimestre de 2021, uma alta de 18,9% na comparação anual. As receitas da rede de restaurantes somaram US$ 6 bilhões entre outubro e dezembro, uma alta de 13% na comparação com o mesmo período de 2020.
“Apesar de 2021 ter sido um ano de continuidade nos desafios ao redor do mundo, o sistema McDonald’s mostrou dedicação sem precedentes e entregou resultados excepcionais”, disse Chris Kempczinski, diretor-presidente da companhia, em nota. Ele acredita que a empresa vá continuar em um bom momento operacional em 2022.
As vendas comparáveis do McDonald’s subiram 12,3% em relação a 2020 e 10,8% sobre 2019. Nos Estados Unidos, a alta foi de 7,5% sobre 2020 e 13,4% sobre 2019. Internacionalmente, aumentaram 16,8% ante 2020 e 8,2% ante 2019. Nos mercados internacionais licenciados, a alta foi de 14,2% sobre 2020 e 10,1% sobre 2019.
Acumulado de 2021
Em 2021, a empresa teve lucro líquido de US$ 7,54 bilhões, uma alta de 59% sobre o ano anterior. As receitas subiram 21% entre janeiro e dezembro, a US$ 23,2 bilhões.
No início da manhã desta quinta-feira (27), as ações do McDonald’s anotavam queda de 2,18% no pré-mercado da Bolsa de Nova York (Nyse).
Conheça o McDonald’s
McDonald’s Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda.
Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1948, eles reorganizaram seus negócios como uma hamburgueria que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franquiado em 1955. Em seguida, ele comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede para todo o mundo.
Um restaurante McDonald é operado por qualquer franqueado, filial ou pela própria corporação. A receita da McDonald’s Corporation vem do aluguel, royalties e honorários pagos pelos franqueados, bem como das vendas em restaurantes operados pela empresa.