Manifestações de 7 de setembro lotam capitais
As manifestações marcadas pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ocorreu na maioria das capitais do Brasil. Os protestos têm diversas reivindicações.
Em Brasília, o presidente falou aos apoiadores em um discurso pautado na defesa da liberdade de expressão, argumento muito utilizado para questionar as decisões jurídicas do STF.
A agenda
Bolsonaro tomou café com políticos apoiadores, antes de sobrevoar Brasília para saudar os manifestantes.
Após isso, o presidente chegou de carro e discursou em cima de um trio elétrico, em frente à Esplanada dos Ministérios, ainda em Brasília.
À tarde, é esperado que Jair Bolsonaro chegue em São Paulo para fazer, segundo ele, um ”discurso mais robusto”. Espera-se que na capital paulista o número de manifestantes seja maior que na capital federal.
Manifestações a favor do governo
Com maior número de pessoas, as manifestações a favor do Governo Federal contam com pessoas que, tradicionalmente, vestem as cores e carregam a bandeira do Brasil.
Os manifestantes tomam conta das ruas em todas as capitais, pedindo limites ao STF e apoiam a liberdade de expressão.
Em seu discurso em Brasília, o presidente afirmou que não quer ruptura, mas que não vai se curvar a todas as decisões tomadas contra o governo. Durante a fala, citou explicitamente o STF.
Manifestações contrárias ao governo
Apesar de em menor número, há também manifestações contra o Governo Federal em São Paulo, Brasília e outras capitais.
Os movimentos organizadores alegam que o presidente flerta com um golpe de estado, fere a liberdade de expressão ao atentar contra as instituições democráticas e criticam medidas econômicas do Governo Federal.
Além disso, nos protestos contrários, pode-se ver bandeiras de movimentos sociais ligados à oposição do governo.
Como se posiciona o STF
Diante das manifestações pró-governo, há faixas com pedidos de intervenção militar e destituição do STF.
Os ministros não se pronunciaram oficialmente até o momento, mas o ministro Luiz Fux chegou em Brasília para monitorar os atos do dia 7 de setembro.
Segundo fontes da CNN, o ministro diz estar atento às manifestações e em contato direto com os comandos da Polícia Militar para que tudo ocorra dentro da normalidade.
O que significa as manifestações?
Os protestos ocorrem em meio a uma instabilidade institucional entre os poderes executivo e judiciário.
Alguns manifestantes pró-governo alegam que o Supremo Tribunal Federal (STF) toma decisões fora dos parâmetros constitucionais, ferem a liberdade de expressão individual e mancham a imagem do Brasil perante o mundo.
Por isso, o discurso, muito utilizado pelo presidente, é reforçado pelas entidades que o cercam, como ministros, deputados e senadores apoiadores do Governo.
Ao contrário, o STF diz que toma suas decisões pautadas na Constituição e nas normativas legais.
Possíveis embates
Com o alto número de protestos, as polícias estaduais demarcaram os locais de protesto, a fim de evitar possíveis confrontos ou depredações.
Há um temor de que os grupos possam se encontrar esporadicamente, o que geraria confrontos diretos entre apoiadores e oposição.
Até o momento dessa postagem, não há relatos de confrontos ou quaisquer apreensões da polícia. Os protestos permanecem pacíficos.