Lula: os desafios do novo presidente em 2023
A partir do dia 1° janeiro, domingo, Lula assumirá pela terceira vez a presidência do Brasil. Contudo, a volta não quer dizer que os resultados do governo serão os mesmos. Na verdade, economistas dizem que esse pode ser o governo de maior desafio para o petista. Além da polarização política, Lula terá desafios diferentes na economia.
Para 2023, as perspectivas para a economia brasileira ainda não são claras. Segundo economistas, o cenário internacional é desfavorável ao Brasil, que precisará focar em crescimento econômico. Na tarde de hoje, 29, Lula definiu todos os seus ministérios.
Política fiscal, juros altos e economia global
Os três principais desafios de Lula são bem evidentes. A política fiscal, os juros altos e a incerteza na economia global são os principais entraves para o crescimento do Brasil. Apesar disso, Lula já entrou no governo com uma grande vitória política, cumprindo suas algumas de suas promessas de campanha.
Isso porque o petista conseguiu um reajuste do salário mínimo de quase 9%, ao passo que a inflação deve fechar o ano em 6%, aproximadamente. Com o maior aumento real em mais de 5 anos, Lula começa o governo dando maior poder de compra para os cidadãos mais pobres. A contrapartida, porém, é que o maior gasto do governo não é sustentável. Isso porque a arrecadação ainda é menor que o gasto. Dessa forma, Lula teria que tomar um de dois caminhos para superar essa realidade: aumentar impostos ou cortar os gastos do Governo Federal. Nenhuma das duas é uma boa notícia para o novo presidente.
Apesar disso, o ministro da Fazenda de Lula, Fernando Haddad, disse que está disposto a manter a estabilidade fiscal e fazer um novo pacote de reforma tributária, que mudará os impostos do país. Na economia global, Estados Unidos e Europa devem entrar em recessão, o que prejudica o setor de exportações no Brasil.
Luiz Inácio Lula da Silva – Reprodução Flickr
O que Lula prometeu para 2023?
O presidente Lula fez algumas promessas em sua campanha. Posteriormente, o ministro da Fazenda, Haddad, também fez pontuações importantes sobre quais serão as prioridades do novo governo. Apesar disso, economistas ainda seguem com receio em relação ao andamento das políticas adotadas pelo novo governo.
Lula prometeu o aumento definitivo do Bolsa Família, a inclusão dos R$150 para crianças de até 6 anos e o aumento real do salário mínimo. Essas três promessas foram cumpridas. Além disso, o novo governo deu reajuste de 9% para servidores do Executivo federal. Contudo, o petista ainda não conseguiu cumprir algumas promessas, como o aumento das faixas do Imposto de Renda, a troca da política de preços da Petrobrás na gasolina e demais combustíveis e a revogação do Teto de Gastos.
Contudo, todas as medidas ainda não cumpridas vão de encontro ao que o mercado financeiro acredita. Caso as promessas sejam cumpridas, especialistas dizem que os brasileiros podem sentir um aumento no preço do dólar, que vira, inevitavelmente, inflação. Com isso, o novo governo tem grandes desafios para fazer as mudanças propostas sem que isso cause aumento do custo de vida da população.
A posse de Lula acontece no dia 1° de janeiro a partir das 13h45.
O post Lula: os desafios do novo presidente em 2023 apareceu primeiro em Brasil123.