Lucro do FGTS de 2022 já tem data para ser repassado para os trabalhadores

O lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve ser repassado a todo trabalhador de direito até o dia 31 de agosto de cada ano, conforme a Lei 13.446/2017.

Para quem não sabe, o respectivo lucro é uma espécie de prestação de contas que o Governo Federal faz aos trabalhadores vinculados ao FGTS. O repasse dos recursos começou em 2017, e desde então todos os anos é efetivado.

Quando o trabalhador não resgata o seu saldo das contas do Fundo, o Governo Federal pega a quantia como empréstimo, para ser aplicada em projetos públicos como obras para habitação, infraestrutura e saneamento básico.

Neste sentido, os valores investidos pelo governo acabam gerando um lucro com o passar dos meses. Desta forma, os recursos retornam a conta do trabalhador com um reajuste monetário, conforme o total disponibilizado para o empréstimo.

Quem tem direito aos lucros do FGTS?

O lucro do FGTS é repassado ao trabalhador que finalizou o ano anterior com saldo positivo na conta. A parcela depende do valor que o correntista possuía nas contas ou conta do Fundo de Garantia até o dia 31 de dezembro do ano de apuração.

O cálculo do rendimento é realizado com base na correção de 3%, segundo a legislação. No entanto, apenas uma parte do total da quantia do lucro é repassada ao trabalhador. No ano passado, 190 milhões de contas tiveram rendimento. A expectativa é que este ano a quantidade seja parecida.

Contudo, mesmo que os trabalhadores recebam em suas contas o lucro do FGTS, o mesmo só pode ser sacado com o saldo integral da conta. Ou seja, o valor só poderá ser resgatado em casos específicos previstos em lei.

Como consultar o lucro do FGTS?

Quando liberado, o trabalhador pode consultar o saldo do benefício por meio dos seguintes canais:

Aplicativo FGTS;
Site da Caixa Econômica Federal;
Internet banking da Caixa, no caso de clientes do banco; ou
Pelo número de telefone 3004-1104 (para as capitais brasileiras ou regiões metropolitanas) e 0800-726-0104 (demais regiões).

O titular também pode optar por verificar o benefício presencialmente. Basta comparecer em uma agência da Caixa Econômica e apresentar um documento oficial com foto.

Saque extraordinário de R$1 mil do FGTS já começou

Os saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de até R$1 mil já começaram. De acordo com o cronograma de pagamentos, na última quarta-feira (20) o benefício foi liberado para os nascidos em janeiro. Agora, há uma expectativa pela liberação de um novo lote do benefício para os trabalhadores.

O calendário de pagamentos do fundo informa que um novo lote de pagamentos será liberado no próximo sábado, 30 de abril. Os beneficiados serão os nascidos no mês de fevereiro.

Segundo o calendário, os saques continuarão sendo liberados até 15 de junho (para nascidos em dezembro). Todos os grupos poderão sacar até dezembro, de acordo com informações do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.