Kit Antena CadÚnico: Veja como solicitar
Os brasileiros inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) podem ter acesso a diversos programas sociais. Um dos mais recentes lançamentos do governo é o Kit Antena Digital, disponibilizado para substituir a antena parabólica, proporcionando a mais moderna tecnologia para compressão de imagem e áudio.
A saber, o novo programa foi implementado após a chegada do 5G no país, que garantiu a melhoria nos canais de televisão. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a limpeza de faixa de frequência já foi liberada em 500 municípios, beneficiando mais de 500 mil cidadãos.
Portanto, os cidadãos que têm o acesso à TV aberta com antena parabólica poderão migrar para essa nova tecnologia. A expectativa é que a qualidade de imagens e sons em canais abertos seja ainda maior, sem passar por nenhuma interferência.
Kit Antena Digital
Primeiramente, é importante salientar que, para receber o Kit Antena Digital em sua casa, a família deve ser inscrita no CadÚnico do Governo Federal, além de ter uso da antena parabólica convencional. De acordo com informações oficiais do Governo, é por meio dela que o sinal dos canais abertos tem transmissão via satélite.
A saber, com a liberação do 5G no Brasil, uma alteração deve ocorrer nos sinais de transmissão. De acordo com informações, a alteração deve ocorrer na TV de Banda C para a Banda KU. Assim, para que ocorra de fato uma melhoria na imagem e som, uma troca para equipamentos mais modernos deverá acontecer. A saber, as famílias de baixa renda não devem se preocupar, uma vez que receberão o kit.
Ademais, é válido destacar que o Kit Antena Digital terá instalação gratuita. Por outro lado, caso a moradia do cidadão já utilize uma antena digital, no formato “espinha de peixe”, não será necessário efetuar a troca.
Como solicitar o kit
A solicitação do Kit Antena Digital pode ser feita de forma simples pelos interessados. Para isso, será necessário efetuar um pedido por meio da central de atendimento da Anatel, pelo número 0800-729-2404. Além disso, caso prefira, você pode solicitar o equipamento pela internet, no site do programa Siga Antenado.
No momento que estiver acessando o site, será necessário seguir os seguintes passos:
Em primeiro lugar, acessar o menu (no canto superior esquerdo da tela);
Ademais, clique na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
Após isso, é necessário clicar em “Agende aqui”;
Na nova página, será preciso selecionar a identificação, que pode ser feita por meio do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).
Após informações de identificação pessoal, o interessado deverá responder o questionário, e então definir o dia e o horário para instalação do kit. Nesse caso, um técnico especializado deve comparecer para verificar se um novo aparelho é necessário ou não.
Onde o kit está sendo liberado?
Como já mencionado, o 5G no Brasil já está disponível em 500 municípios. No total, o kit está disponível em 22 capitais do país, sendo: Distrito Federal, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.
É importante salientar que as últimas sete capitais acima passaram a receber a tecnologia recentemente. Essas localidades estavam no pacote de capitais com prazo ampliado para início das operações do 5G no país, que já atuava nas outras 15 primeiras.
Como se inscrever no CadÚnico?
O cadastro normalmente é realizado de forma presencial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único. O atendente realiza uma entrevista com o responsável familiar, que deverá apresentar alguns documentos que comprove sua condição.
É importante salientar que o responsável pela família deve ter no mínimo 16 anos, possuir CPF ou título de eleitor e ser, preferencialmente, mulher. Neste sentido, será necessário estar com o seu CPF ou título de eleitor em mãos e ceder pelo menos um dos documentos citados abaixo de cada membro da família:
Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade – RG;
Carteira de Trabalho;
Título de Eleitor;
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.