Joel Greenblatt: o investidor que pode mudar a sua vida

Se você nunca ouviu falar de Joel Greenblatt, é a hora de conhecer e, principalmente, de ler toda a sua obra. Isso porque ele é um dos maiores gestores de todos os tempos, ao mesmo tempo que tem uma estratégia extremamente simples.

Por isso, seus livros são muito acessíveis, usam uma linguagem fácil e a sua metodologia demanda menos de 10 minutos por mês para escolher os melhores ativos.

Quem é Joel Greenblatt?

Joel Grennblatt é o fundador da Gotham Capital, um fundo de hedge. Além de fundador, Joel ficou por mais de 20 anos à frente da empresa. Por lá, ele conseguiu, consistentemente, retornos acima do mercado, o que destacou seu trabalho.

Isso porque ele criou o que ele mesmo chamou de Fórmula Mágica (Magic Formula), que imortalizou no livroA Fórmula Mágica para Bater o Mercado de Ações“. Na obra, ele mostra como pessoas comuns conseguem ter rendimentos superiores e gestores profissionais por meio de uma estratégia simples.

Com isso, Joel Greenblatt é um investidor em value investing, ou seja, busca comprar empresas descontadas na bolsa para ter retornos com a valorização da ação. Estatisticamente, essas carteiras tendem a dar retornos maiores no longo prazo.

Como funciona a estratégia?

Joel Greenblatt deu, em seu livro, um passo a passo completo para os investidores escolherem as ações de modo simples e eficiente. Para isso, ele usa, na obra, dois indicadores: o ROA e o P/L.

Para começar, ele afirma que o investidor deve buscar o ROA (Return on Asset), Retorno Sobre Ativo, da empresa. Após isso, ele elimina todas as empresas com ROA abaixo de 25%. Com isso, você terá em mãos apenas empresas que têm rendimentos relevantes sobre suas operações. Nessa parte, você também pode usar o ROIC e o ROE, a depender do que achar melhor.

Após isso, das empresas que sobraram, você pega as empresas com o menor P/L. Dessa forma, você terá empresas que estão descontadas na bolsa. Dentre as descontadas, pegará apenas as empresas que, de fato, estão descontadas tendo lucros.

Da lista que ficou, você elimina, segundo Joel Greenblatt, empresas do setor financeiro (bancos e seguradoras), além de empresas estrangeiras, no Brasil, representadas pelos BDR. Vale lembrar que uma corretora de seguros, como a WIZ, não é uma seguradora. Se atente à diferença.

Após isso, você vai comprar 5 ativos. No mês seguinte, refará a lista e comprará mais 5, e assim por diante, até que feche 20 ações em carteira. Depois disso, você venderá as empresas após um ano investindo nelas. Caso elas continuem baratas, você continua investindo nelas. Dessa forma, você sempre terá as 20 empresas mais baratas do mercado, de acordo com esses parâmetros.

Joel Greenblatt
Foto: R7 / reprodução

No mercado americano

Além disso, para aqueles que investem diretamente no mercado americano, através da Avenue ou Passfolio, o gestor tem o site https://magicformulainvesting.com, onde ele lista as 30 ações nas quais investe. Assim, basta ver o ativo e comprar no mercado externo.

No Brasil, há diversos seguidores dessa estratégia e, consistentemente, eles batem o mercado de ações. Apesar disso, como qualquer estratégia, ela não vai funcionar sempre, o que, segundo Joel Greenblatt, é bom. Isso porque isso faz com que a estratégia se mantenha sempre exclusiva e restrita a alguns investidores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.