IRPF 2022: Pagamento de lote residual sai NESTE MÊS; veja se recebe

O pagamento de um lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2022) do mês de novembro será realizado no próximo dia 30.

A saber, o crédito bancário alcança um total de 556.685 contribuintes, no valor de R$ 1.200.000.000,00.

Quem recebe neste lote do IRPF 2022?

Do total mencionado, R$ 607.928.834,99 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 15.889 contribuintes idosos acima de 80 anos, 115.654 entre 60 e 79 anos, 10.306 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 47.774, cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 367.062 não prioritários.

Consulta está liberada

Desde o dia 23, o lote residual de restituição do IRPF 2022 do mês de novembro está disponível para consulta.

Sendo assim, para saber se sua restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Então, se identificar alguma pendência na declaração, o cidadão pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Onde vou receber o pagamento do IRPF 2022?

O crédito da restituição do IRPF 2022 é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

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E se o crédito não entrar?

Se por algum motivo o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Por fim, vale mencionar que se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Receita Federal

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