IPVA em SP poderá ser parcelado em até 5x em 2022
Com o objetivo de reduzir os efeitos negativos da pandemia, o governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento, preparou um pacote de descontos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 e estendeu o prazo de pagamento, de três para cinco parcelas com início no mês de fevereiro.
Dessa maneira, os proprietários de veículos usados que quitarem o IPVA antecipadamente, em cota única, no mês de janeiro, terão um desconto de 9%. Para aqueles que pagarem o tributo em fevereiro – também em conta única -, ou preferirem parcelar, a redução será de 5%.
Já para os donos de veículos novos (0km), o desconto permanece o mesmo: 3% no pagamento. No entanto, eles também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto, caso optem pelo parcelamento.
IPVA mais caro em 2022
Devido à alta da inflação e do dólar e à falta de componentes eletrônicos, o preço dos veículos novos sofreram um aumento fora do comum. Por conta disso, cresceu a procura por veículos usados, que também ficaram mais caros, o que não ocorria há mais de 20 anos no país.
Com isso, os valores venais dos veículos não irão diminuir com a chegada de 2022, como costuma acontecer de um ano para outro. Por consequência, o valor do IPVA ficará mais caro no ano que vem.
Para se ter uma ideia, o valor venal dos veículos sofreu, em média, um aumento de 22,54% em 2021, de acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
O imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o art.º 155, III da Constituição Federal.