IPVA 2022: Conheça os 5 veículos livre de pagamento no ano que vem

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, deve ser pago todos os anos pelos motoristas. Sem o tributo quitado não é possível fazer o licenciamento do carro, por exemplo. Apesar da obrigatoriedade, certos veículos são totalmente isentos da cobrança.

Tratam-se de carros com mais idade e tempo, ou seja, com maior tempo de fabricação. Ainda há muita expectativa quando o assunto é o IPVA 2022. O que acontece é que, com o aumento dos preços dos automóveis, muitos donos de veículos não sabem o quanto terão de pagar pelo tributo.

Carros com IPVA grátis em 2022

A isenção do imposto é aplicada de forma distinta em cada estado. A regra básica em todos é o tempo de fabricação, que varia conforme a unidade federativa. Sendo assim, ficam livres do tributo:

Veículos com 10 anos de fabricação: Acre, Rio Grande do Norte e Roraima;
Veículos com 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
Veículos com 20 anos de fabricação: Alagoas, Paraná Rio Grande do Sul e São Paulo;
Veículos fabricados até 1985: Santa Catarina.

5 carros que não vão pagar o IPVA 2022

Confira a seguir uma lista com cinco veículos isentos do tributo no ano que vem:

Você Também pode gostar:

1. Chevrolet Zafira Elite 2006

2. Audi A4 2000

3. Fiat Bravo Absolute 2011

4. VW Gol 1.0 Turbo 2001

5. Chevrolet Monza hatch 1983

O que é o IPVA?

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o art.º 155, III da Constituição Federal.

O IPVA tem como fato gerador a propriedade do veículo automotor, não incidindo sobre embarcações e aeronaves. Os contribuintes deste imposto são os proprietários de veículos automotores. A alíquota utilizada como referência é determinada por cada governo estadual, com base em critério próprio. A base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo Estado que cobra o referido imposto.

De referir que a função do IPVA é exclusivamente fiscal. Em 2017, os estados que cobravam as maiores alíquotas eram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 4% sobre o valor venal do veículo sendo que outros estados têm sua alíquota variando entre 1% e 3%.

Sendo o IPVA um imposto, é por padrão uma prestação pecuniária compulsória.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.