IPCA: veja os itens cujos preços mais subiram em 12 meses

A inflação no Brasil desacelerou fortemente em julho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu 0,68% em junho.

Em resumo, esse é o maior recuo mensal desde janeiro de 1980, quando a série histórica teve início. Contudo, mesmo com essa retração, o IPCA acumula uma forte alta de 10,07% em 12 meses até julho. A propósito, o IPCA é a inflação oficial do Brasil.

A queda do IPCA em julho ocorreu por um motivo específico: a redução do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações. Contudo, a redução do imposto atingiu apenas dois dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados. Isso quer dizer que o preço dos outros produtos continuou subindo no país.

VALE-GÁS: governo inicia pagamentos de R$ 110 nesta TERÇA (9)

Frutas, verduras e legumes dominam top 10

Segundo os dados do IBGE, seis dos dez itens que mais subiram em 12 meses foram frutas, verduras ou legumes. Todos estes itens tiveram avanços superior a 60%, com o líder do ranking praticamente dobrando de preço em um ano.

Veja abaixo os dez itens cujos preços mais subiram em 12 meses:

Mamão: 99,39%
Melancia: 81,60%
Passagem aérea: 77,68%
Cebola: 75,15%
Morango: 73,86%
Batata-inglesa: 66,82%
Leite longa vida: 66,46%
Óleo diesel: 61,98%
Melão: 61,15%
Café moído: 58,12%

Em junho, a passagem aérea assumiu a liderança do ranking, após ficar em segundo lugar em maio. Além disso, vale destacar a forte alta acumulada pelo óleo diesel nos últimos 12 meses. Contudo, a expectativa é que os preços do combustível recuem em agosto, após redução promovida pela Petrobras.

Por fim, o leite longa vida, que acumulava alta de 37,61% em 12 meses até junho, passou a ter uma variação acumulada de mais de 66% a ritmo anual. A saber, o item teve o maior avanço em julho, com os preços saltando mais de 25%

Leia também: Um em cada cinco brasileiros se endividou nos últimos 12 meses

O post IPCA: veja os itens cujos preços mais subiram em 12 meses apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.