Intenção de consumo das famílias CRESCE em setembro

Os brasileiros continuam mostrando confiança em relação ao cenário econômico do país. A saber, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 1,4% em setembro deste ano, na comparação com agosto.

De acordo com o levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o ICF chegou a 84,4 pontos neste mês. O avanço foi o nono consecutivo e fez o indicador alcançar o maior patamar desde abril de 2020 (95,6 pontos).

Em resumo, o resultado mostra que boa parte da preocupação trazida pela pandemia da covid-19, decretada em março de 2020, já passou. Em outras palavras, os consumidores estão cada vez mais otimistas com a recuperação econômica do Brasil. Por isso que a intenção de consumo só fez crescer em 2022.

Embora venha acumulando altas recorrentes, o ICF continua abaixo da zona de satisfação (100 pontos). Aliás, desde abril de 2015 (102,9 pontos) que o indicador não supera esta marca. Isso mostra que a intenção dos brasileiros em gastar ainda está fraca, apesar da melhora nos últimos meses.

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Melhora do mercado de trabalho impulsiona consumo

Segundo o levantamento, a melhora do mercado de trabalho é um dos principais fatores que aumentaram a intenção de consumo em setembro.

“As famílias estão otimistas em relação à sua manutenção nos empregos e têm boas expectativas quanto à sua situação profissional, o que deve levar a um cenário de ampliação do consumo nos próximos meses”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Além disso, o componente de avaliação da Renda Atual chegou a 99,1 pontos em setembro, alta de 2,1% no mês. Em todo este ano, o componente acumula forte alta de 25,6%, indicando que as famílias estão mais satisfeitas com o orçamento que possuem.

“Contribuíram para isso o aumento do valor do Auxílio Brasil e a recuperação de parte do poder de compra decorrente das deflações de julho e agosto”, explicou a economista responsável pela pesquisa, Catarina Carneiro.

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