INSS: veja quem receberá o 13° salário em dezembro
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará em dezembro, em parcela única, o 13° salário de alguns aposentados. Contudo, nem todos receberão esse valor nas contas, dadas as regras do programa. Por isso, muitas pessoas estão esperando um dinheiro que, na verdade, não vão receber e se planejando de forma errada.
Com isso, hoje vamos falar quem terá direito ao 13° salário do INSS no mês que vem. Vale lembrar que a grande maioria dos aposentados já recebeu esse dinheiro. Atualmente, são mais de 36 milhões de beneficiários da previdência em todo o país.
Quem receberá o 13° salário?
O INSS garante aos aposentados e pensionistas o famoso abono de natal. Popularmente conhecido como 13° salário, o valor é equivalente a um salário comum dessas pessoas, que recebem dois pagamentos no último mês do ano. Diferentemente dos aposentados, por exemplo, os trabalhadores de carteira assinada recebem os valores em duas parcelas.
Neste ano, o pagamento de dezembro acontecerá, novamente, em parcela única. Contudo, nem todos os aposentados receberão o valor no próximo mês. Isso porque têm direito a receber o 13° salário apenas quem se aposentou depois de maio de 2022. Dessa forma, essa data de corte também marca uma diferença nos valores, já que o pagamento será proporcional.
O 13° salário, seja no INSS, seja no trabalho com carteira assinada, é pago de forma proporcional. Dessa forma, só recebe um salário inteiro quem trabalhou 12 meses no ano vigente. Como esse não é o caso dos aposentados que receberão o pagamento, o valor será menor que o salário. Isso quer dizer que o pagamento será proporcional. Para saber o valor que você vai receber, basta dividir o seu salário por 12 e, posteriormente, multiplicar pelo número de meses que você recebe o benefício da previdência social.
Vale lembrar que a parcela pode ter o desconto do Imposto de Renda para quem ultrapassa os valores mínimos exigidos pela Receita Federal.
Foto: Reprodução
E o resto dos aposentados?
Os aposentados que receberam valores do INSS antes de maio não receberão esse pagamento extra em dezembro. A explicação é que o governo já fez o pagamento a essas pessoas no meio do ano. Por isso, não receberão novamente, pois caso assim fosse, receberiam algo como o 14° salário.
O pagamento desse 13° salário do INSS aconteceu entre abril e junho, alcançando um total de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do instituto. No dia do pagamento, o valor também aconteceu de forma proporcional, o que deve ser compensado no pagamento do ano que vem.
Na época, a justificativa do adiantamento do 13° salário dos aposentados e pensionistas do INSS era diminuir as mazelas criadas pela pandemia da Covid-19. O mesmo adiantamento foi visto em anos anteriores também, ainda como uma forma de dar mais poder de compra às pessoas em meio à pandemia.
Além disso, o INSS poderá ser obrigado a pagar um 14° salário, que está em votação desde 2020 e ainda não tem expectativas de ser votado. A ideia desse pagamento adicional também seria de combate à queda da renda dos brasileiros por conta das restrições econômicas.
O post INSS: veja quem receberá o 13° salário em dezembro apareceu primeiro em Brasil123.