INSS: Veja como acompanhar o andamento do seu pedido
O segurado que solicitou um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas não sabe como está o andamento do processo, pode utilizar um dos canais da autarquia para consultar sobre o pedido. Normalmente, o beneficiário do INSS não é avisado sobre a concessão do abono, recebendo os pagamentos de forma automática.
No entanto, para saber se foi contemplado, basta consultar as informações pelos meios de atendimento do INSS. Dessa forma, veja a seguir como funciona a verificação de um benefício, bem como o prazo máximo para concessão pelo instituto.
Como funciona a análise de um benefício?
Para receber algum benefício do INSS, é necessário contribuir ativamente para a Previdência Social, com exceção apenas das pessoas que ganham o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Todavia, ainda é preciso corresponder a alguns critérios para a liberação de um abono.
Neste sentido, para acessar os requisitos de liberação de cada benefício, é preciso consultar o portal oficial do INSS. Assim, quando o cidadão pede um benefício, a autarquia tem um prazo máximo de 30 dias para responder a solicitação do segurado.
Entretanto, quando for necessário realizar a perícia médica, os 30 dias devem ser contados a partir do prazo para fazer o exame. Desse modo, a partir da aprovação do benefício, o pagamento é liberado automaticamente para a conta cadastrada pelo segurado.
Como pedir um benefício e consultar o seu andamento?
O interessado pode solicitar um benefício do INSS através dos seguintes passos:
Baixe o aplicativo Meu INSS;
Faça o login, usando a sua conta gov.br;
Em seguida, clique no botão “novo pedido” e siga as orientações;
Anexe a documentação necessária ou tire foto de cada documento;
Após fazer a solicitação, salve o número do protocolo para acompanhar o andamento do pedido.
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo, siga os passos abaixo:
Entre no Meu INSS;
Clique no botão “Consultar pedidos”;
Encontre seu processo na lista;
Se quiser ver mais detalhes, clique em “detalhar”.
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS, através do número 135.
Documentos em comum para solicitar algum benefício no INSS
Alguns documentos são essenciais para os benefícios, independente de qual seja. Confira a relação a seguir:
Documento de Identidade (RG);
CPF;
Comprovante de residência;
Carteira de trabalho – caso tenha mais de uma, você deve levar todas;
PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números;
Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site ou aplicativo Meu INSS.