INSS: saiba como ficará a prova de vida em 2023

Um evento anual  para muitos brasileiros, o INSS realiza o exame de prova de vida anualmente, porém com o advento da pandemia houve uma alteração. Desde 2020 a instituição realizou alterações e elas vieram para ficar.

Nesse sentido, a maneira de fazer essa comprovação em 2023 será diferente e muitas pessoas não precisarão mais se preocupar. Saiba como ficou garantido o teste para o próximo ano.

Para que serve a prova de vida?

Inicialmente, é  importante mencionar alguns pontos fundamentais sobre essa ação e o porquê de muitos órgãos exigirem esse tipo de verificação. 

De acordo com especialistas, essas exigências são necessárias simplesmente para comprovar que os beneficiários ainda estão vivos. É justamente por isso que o procedimento é exigido, principalmente, para aposentados e pensionistas. 

A função da prova de vida é, principalmente, evitar fraudes e pagamentos indevidos. Isso explica também o porquê disso acontecer periodicamente, até mais de uma vez por ano, principalmente no INSS.

Lembrando, contudo, que a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o fim de dezembro de 2022. 

Como será a prova de vida do INSS em 2023?

Como mencionamos, algumas mudanças vieram para ficar e facilitarão os cidadãos. Em outubro de 2022 foi publicada uma portaria do Instituto Nacional do Seguro Social definindo algumas mudanças importantes sobre essa ação. 

Nesse sentido, a prova de vida do INSS em 2023 será automática, isso mesmo, mais facilidade e agilidade. Aposentados e pensionistas, com exceção de alguns casos, não precisarão ir até órgãos oficiais ou bancos para fazer a comprovação. 

E como vai funcionar essa prova de vida automática? É simples: o procedimento vai se dar por meio do cruzamento de dados que estão em bases do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mais órgãos públicos (municipais, estaduais e federais). A informação é do site oficial do Governo Federal. 

Em outras palavras, quem votou nas eleições, por exemplo, não precisará fazer a prova de vida do INSS. 

Quem precisará fazer?

Vale ressaltar que a comprovação ainda será necessária para alguns usuários, mas eles serão notificados sobre a necessidade.

Contudo, quem será obrigado a fazer a prova de vida em 2023 são aqueles que receberem notificação sobre essa necessidade. Isso deve acontecer apenas em casos em que não for possível a ação automática. 

De acordo com o site do governo federal, mesmo em casos de notificação sobre a prova de vida, o procedimento deve ser por meio eletrônico preferencialmente. 

Antes disso, porém, os aposentados e pensionistas do INSS notificados deverão ir até o banco que recebem presencialmente. Neste caso, é necessário fazer a biometria e apresentar o cartão e documento com foto. 

Vale ressaltar que quem for notificado e não fizer a prova de vida pode ficar sem o benefício, abrindo margem para a suspensão ou cancelamento dos pagamentos. 

O post INSS: saiba como ficará a prova de vida em 2023 apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.