INSS paga aposentadorias e pensões de julho

O pagamento da aposentadoria ou pensão relativa ao mês de julho se iniciou ontem (25). Desde então o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) irá pagar os beneficiários que recebem até um salário mínimo, atualmente de R$ 1.212 cujo numero do cartão termina em 1, desconsiderando o dígito verificador.

De acordo com a tabela de pagamentos divulgada pelo INSS, os benefícios para um salário mínimo será pago nas próximas duas semanas, indo até o dia 5 de agosto. Os pagamentos seguirão segundo o número do cartão do beneficiário. Por outro lado, quem recebe a cima do piso nacional, os valores serão liberados entre os dias 1 e 5 de agosto, segundo a ordem tabelada.

Calendário de pagamento do INSS

De acordo com o órgão, mais de 36,4 milhões de segurados tem direito a algum benefício pago pelo INSS. Além de pensões e aposentadorias, os valores referentes a títulos de auxílio-doença ou auxílio-reclusão não podem ser inferiores ao salário base no Brasil. Veja a seguir o calendário de pagamento do INSS:

Pagamento para quem recebe até um salário mínimo:

Final do cartão
Data de pagamento

1
25/07

2
26/07

3
27/07

4
28/07

5
29/07

6
01/08

7
02/08

8
03/08

9
04/08

0
05/08

Pagamento para quem recebe mais que um salário mínimo:

Final do cartão
Data de pagamento

1 e 6
01/08

2 e 7
02/08

3 e 8
03/08

4 e 9
04/08

5 e 0
05/08

Para realizar a consulta do pagamento na tabela citada anteriormente, o segurado deve checar o número do seu cartão do benefício. Este é composto por um conjunto de dez dígitos, por exemplo, 111.111.112-1. O número para realizar a consulta é o penúltimo, no caso do exemplo, o 2. Por fim, basta se atentar no valor do benefício, se é superior ou não a um salário mínimo.

Erros cadastrais

Para ter direito aos benefícios concedidos pelo INSS, é necessário estar com todos os dados cadastrais corretos no sistema. Erros no cadastro podem acarretar em bloqueio do pagamento ou então conceder direito a indenização.

De acordo com o Tribunal de Contas da União, há cerca de 80 milhões de cadastros com informações incorretas. Isso pode diminuir o valor ou então impedir concessão do benefício. Outro problema característico que pode dificultar a vida dos beneficiários são as informações duplicadas. Neste caso, o INSS pode alegar que existam duas aposentadorias em um só nome.

Para reativar o cadastro, é necessário apresentar uma documentação complementar. O INSS informa que os documentos necessários e as informações a partir do pedido podem ser consultada de 3 formas diferentes. Para consultar estas informações, basta acessar o site gov.br/meuinss, ou no aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou então através da central de atendimento pelo número 135.

Contudo, caso o órgão ainda não tenha resolvido o transtorno, é necessário recorrer a meios judiciais. Caso a ação seja ganha, o cidadão pode até mesmo receber uma indenização por danos morais. Além disso, é importante ressaltar que o INSS não pode suspender o benefício sem dar direito a defesa do segurado. Neste caso, também exista possibilidade de resolver o problema por uma ação administrativa que retifique o cadas

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