INSS: ligações de telefone móvel para a central 135 passarão a ser gratuitas
Foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (21/10) o edital para contratação de empresa que viabilizará a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de telefone móvel, de acordo com informações oficiais do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
INSS: ligações de telefone móvel para a central 135 passarão a ser gratuitas
Atualmente, são gratuitas apenas as ligações feitas por telefone fixo. Quem liga para o 135 usando um celular, paga o preço de uma ligação local. A intenção é que essas ligações também sejam gratuitas, explica o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Valores e abrangência
O valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação, de acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Licitação para contratação do serviço deve ocorrer em 16/11
Além disso, conforme previsto no edital, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada, destaca o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). A abertura da licitação está prevista para acontecer no dia 16 de novembro.
Projeções oficiais
Segundo destaca o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), a medida deve atingir 172 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018/2019. À época, estimou-se que cerca de 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuía um telefone móvel.
O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) informa que a previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.
Sobre a central de atendimento 135
A Central de atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) através de um canal de atendimento por telefone, informa o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
A central é um importante canal para o cidadão se comunicar com o INSS
Atualmente, conta com três unidades em funcionamento: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5.600 colaboradores entre profissionais contratados e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo destaca o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), até setembro de 2022, já foram atendidas mais de 30 milhões de chamadas. A central funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). O canal é amplamente utilizado pelo cidadão para sanar dúvidas e realizar agendamentos.