INSS Digital: aprenda o que é e como utilizar os recursos?
O INSS Digital é um sistema online criado em 2018 para que advogados tenham mais agilidade na hora de fazer petições e acompanhar processos judiciais para concessão de aposentadorias e outros benefícios do INSS. Ou seja, é uma plataforma para tramitação de documentos online entre advogados e Previdência Social.
Podem acessar o sistema advogados inscritos na OAB que estejam adimplentes e não tenham punições ou condenações criminais. Para ter acesso, os advogados devem entrar no site da OAB de seu respectivo estado e procurar a seção “INSS Digital”. Depois de concluir o passo a passo descrito no site, um e-mail de confirmação irá chegar em até 10 dias úteis. Para entender melhor, continue com a leitura da matéria desta segunda-feira (28) que o Notícias Concursos preparou.
O INSS Digital é só para advogados?
Sim. Porém, se você quer saber como acessar a plataforma online direcionada aos beneficiários, o caminho é outro. Na verdade, o aplicativo correto para isso é o Meu INSS, disponível para aparelhos Android, iOS e que também pode ser acessado pelo site.
INSS Digital: aprenda o que é e como utilizar os recursos? – Canva Pro
Quais serviços podem ser realizados pelo Meu INSS?
Ao todo, mais de 90 serviços podem ser acessados ou executados direto pelo app. Seguem alguns exemplos:
Simulação de aposentadoria;
Pedido de aposentadoria;
Extrato para Imposto de Renda (Informe de Rendimentos);
Agendamento de perícia;
Consulta de benefícios;
Prova de vida;
Salário-maternidade urbano;
Extrato de empréstimo consignado;
Carta de concessão do benefício;
Revisão de benefício;
Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual;
Recursos;
Cessação de benefício por óbito;
Cadastro de declaração de cárcere/reclusão;
Cadastrar ou renovar representante legal;
Reativar benefício, entre outros.
Como acessar o Meu INSS
Primeiro, é necessário baixar o app na loja de aplicativos do seu celular. Se preferir, acesse pelo site. Depois, é preciso realizar um cadastro. Veja como fazer:
Acesse o site meu.inss.gov.br – ou app baixado no celular – e clique em “cadastrar senha”;
Insira seu CPF, nome completo, telefone e e-mail;
Clique em “não sou um robô” e aceite os termos de uso e política de privacidade antes de prosseguir;
Responda às perguntas pessoais e clique em “continuar”;
Nas páginas seguintes, preencha informações sobre sua vida contributiva – quando foi sua última contribuição para a Previdência, qual a faixa de salário e se já recebeu algum tipo de benefício previdenciário, por exemplo;
Assim que terminar, clique em “criar senha”;
Após isso, escolha a opção “entrar com gov.br’;
Digite o CPF, a senha cadastrada, em seguida leia e aceite os termos de uso;
Pronto! Você estará apto a utilizar os serviços.
Agora você já sabe como e quem pode usar o INSS Digital e o Meu INSS. Então, basta aproveitar todos os recursos da plataforma online, economizar tempo e resolver os quesitos necessários.