Inflação no Brasil deve fechar o ano em 6%, projetam analistas
A inflação no Brasil deverá subir menos que o esperado em 2022. De acordo com projeções de analistas do mercado financeira, a taxa encerrará o ano a 6,00%, nível bem menor que o projetado há quatro semanas (6,82%).
A saber, esta é a 12ª semana consecutiva de queda das estimativas para a inflação no Brasil em 2022. Isso mostra que os analistas acreditam cada vez mais que a taxa inflacionária não ficará tão elevada quanto era esperado.
Aliás, para 2023, as estimativas também estão caindo. Nesta atualização, a projeção para a inflação recuou pela quinta semana seguida, de 5,17% para 5,01%. Em outras palavras, a população brasileira deverá sofrer menos com as fortes altas nos preços dos produtos e serviços nos próximos meses.
Em resumo, estes dados fazem parte do relatório Focus, que revela as projeções de mais de cem instituições do mercado financeiro sobre indicadores econômicos do Brasil. O Banco Central (BC) divulgou o relatório nesta segunda-feira (19).
Vale destacar que a inflação do país é dada através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que teve deflação de 0,36% em agosto. Com isso, a taxa acumulada nos últimos 12 meses caiu de 10,07% para 8,73%. E a expectativa é que o IPCA perca ainda mais força nos últimos meses do ano.
Leia também: Entenda por que a inflação CAI, mas os preços continuam altos
Analistas elevam projeções para o PIB em 2022
A publicação também trouxe as novas projeções dos analistas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Em suma, o mercado financeiro elevou pela 12ª semana consecutiva as projeções para o crescimento da economia brasileira neste ano, de 2,39% para 2,65%.
Há quatro semanas, os analistas estimavam um crescimento de 2,02% do PIB brasileiro em 2022. Isso mostra que os analistas estão mais confiantes com o resultado da economia brasileira. Contudo, para 2023, a estimativa de crescimento é bem mais tímida, de 0,50%, mesma taxa da semana passada.
Além disso, os analistas do mercado financeiro mantiveram pela oitava semana seguida suas projeções para a cotação do dólar em 2022, que deverá encerrar o ano a R$ 5,20. Em 2023, a moeda norte-americana também deverá fechar o ano a R$ 5,20.
Por fim, os analistas estimam que a taxa básica de juros do país, a Selic, encerre 2022 a 13,75% ao ano, mesma taxa das últimas 12 atualizações.
Em síntese, o BC se reuniu em agosto para definir os juros do Brasil e decidiu elevar a Selic para 13,75% ao ano, maior patamar desde novembro de 2016. Nesta semana, o comitê se reunirá de novo, mas a expectativa é que os juros permanecem estáveis no país.
Veja ainda: Hotelaria terá retomada total no Brasil apenas em 2023, diz estudo
O post Inflação no Brasil deve fechar o ano em 6%, projetam analistas apareceu primeiro em Brasil123.