Inflação da construção desacelera em agosto, aponta FGV

A inflação da construção civil desacelerou em agosto deste ano. Após subir 2,81% em junho, os preços de produtos e serviços do setor tiveram alta bem menor em julho (1,16%) e em agosto (0,33%).

Isso não quer dizer que os preços ficaram mais baratos, pois não houve queda da inflação. Na verdade, ela apenas perdeu força e os produtos ficaram levemente mais caros. Ainda assim, qualquer notícia sobre a desaceleração da inflação anima os brasileiros que pensam em fazer alguma reforma ou construir alguma edificação.

Com o acréscimo do resultado de agosto, o setor passa a acumular uma inflação de 11,40% em 12 meses. A propósito, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), responsável pelo levantamento, divulgou os dados na última sexta-feira (26).

Moeda de R$ 1 chega a valer R$ 10 mil; veja se você tem o modelo

Mão de obra enfraquece inflação no mês

A saber, a desaceleração em agosto aconteceu devido ao índice que mede a mão de obra. Em resumo, a taxa do indicador teve um forte decréscimo de 1,76% em julho para 0,54% neste mês. Aliás, os preços cobrados pelos profissionais do setor haviam saltado 4,37% em junho, fazendo a inflação da construção subir 2,81%.

Em agosto, os preços sofreram um aumento bem leve na comparação com julho, mas, ainda assim, subiram. Isso quer dizer que o valor ficou mais caro que o de julho, mas a alta foi menos intensa que a observada nos dois últimos meses.

Já a inflação referente aos preços de materiais, equipamentos e serviços desacelerou no período, de 0,60% para 0,14%. Esse resultado também ajudou a puxar a inflação da construção para baixo em julho.

Por fim, o FGV Ibre pesquisa os preços da construção em sete capitais brasileiras. A saber, a inflação do setor desacelerou em todas elas. Veja abaixo os resultados de cada uma em agosto:

São Paulo: 0,65%
Brasília: 0,39%
Salvador: 0,15%
Rio de Janeiro: 0,08%
Recife: 0,07%
Belo Horizonte -0,06%
Porto Alegre -0,08%

Leia também: Inadimplência bate NOVO recorde e atinge 67,6 milhões em julho

O post Inflação da construção desacelera em agosto, aponta FGV apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.