Indústria brasileira está mais confiante com cenário do país

O setor industrial do país se mostrou mais confiante em agosto deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,8 ponto no mês.

Com o acréscimo desse resultado, o ICI alcançou 100,3 pontos em agosto, indicando a volta do otimismo dos empresários industriais do país. Em resumo, taxas acima de 100 pontos representam aumento da confiança, enquanto números menores refletem o pessimismo da indústria brasileira.

“A alta do ICI em agosto mostra que o setor mantém um bom nível de atividade no terceiro trimestre. A melhora do ambiente de negócios no mês foi possivelmente influenciada pela descompressão de custos com a queda de preços de combustíveis e energia“, explicou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

“Os níveis de demanda ainda estão positivos e os estoques se mantêm equilibrados, apesar do cenário ainda problemático quanto ao suprimento de alguns tipos de insumos”, acrescentou o economista.

Restituição do 4º lote do IR será paga NESTA SEMANA

Aumento dos custos de produção ainda preocupa indústria

Em suma, o setor industrial continua sofrendo com o aumento nos custos de produção no país. Além disso, há restrição de acesso a alguns insumos e componentes, que afetam a indústria brasileira.

Esse cenário faz as empresas industriais adotarem medidas muito ruins para os empreendimentos, como concessão de férias coletivas e reduções de jornada de trabalho. Dessa forma, a indústria brasileira se enfraquece e apresenta resultados aquém do esperado.

No entanto, as reduções nos preços dos combustíveis e da energia ajudaram a aumentar o otimismo do setor em agosto. Ao mesmo tempo, os empresários industriais também se mostraram mais confiantes com a evolução do emprego nos próximos três meses.

“Nos demais quesitos que medem expectativas em relação ao futuro próximo, nota-se alguma cautela dos empresários frente a um segundo semestre de eleições e manutenção de juros mais elevados”, ponderou Pacini.

Leia também: Auxílio-taxista: governo faz pagamentos a novos motoristas

O post Indústria brasileira está mais confiante com cenário do país apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.